QUERER É PODER





Os ditos populares trazem uma sabedoria imensa. Gosto deles. São o resultado de aprendizados e experiências vividas, constatações e comprovações, condensadas em frases diretas e de fácil entendimento.  Expressões como, dize-me com quem andas que te direi quem és, boa romaria faz quem em sua casa está em paz, nem tudo que reluz é ouro, cada cabeça uma sentença, querer é poder, entre vários outros.

Este último ensina que a vontade determinada e definida, influencia no resultado, possibilitando o alcançe do objetivo. Para o universo das empresas, ele é bastante adequado.  Quem não sabe o que quer, está mais distante de alcançar. Querer o resultado é o primeiro passo verdadeiro para alcançá-lo. Uma empresa precisa definir seus alvos. Já na esfera  individual, um querer forte é fundamental para alcançar uma meta. Se você quer, está mais perto de conseguir.

Na comunicação corporativa, este ditado tem ainda mais significado ajudado pela neurolinguistica. Quando alguém pede alguma coisa, está implícito que a solicitação está sendo dirigida para alguém superior. O pedido é uma súplica. E elas podem ser aceitas ou não. Mesmo sem saber, com isso, você estaria deixando essa possibilidade. O descumprimento seria menos traumático de certa forma. Enfim, normalmente quem não tem poder, pede. Por outro lado, quando alguém diz que quer alguma coisa, é porque pode. Quem diz eu quero, não deixa espaço para não ser atendido. Soa como uma instrução direta similar a faça. O descumprimento significa um desagrado direto. Quem age assim, deve ter poder para tal. Portanto, querer é mesmo poder. É para quem pode, não para quem quer. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?