A CADEIA DE ENTREGAS
Uma empresa precisa entregar o
que se propõe. Uma pizzaria precisa entregar as pizzas no horário e de acordo
com o pedido. Um hotel precisa entregar boas hospedagens para os hóspedes de
acordo com a preferência deles. Um fábrica de calçados precisa entregar os
sapatos que o cliente pediu com a qualidade, preço e prazo combinados. A
entrega é a principal atividade de uma empresa. Elas podem ser muitas, mas
sempre serão entregas.
Acontece que para isso acontecer,
existe dentro da empresa uma cadeia de entregas que precisam acontecer no tempo
e especificações corretas. Do contrário, o resultado final será afetado. Quando
você trabalha todo dia no escritório, pode nem perceber, mas está recebendo e
entregando constantemente. A verdade é que todas as entregas dentro da empresa,
precisam funcionar corretamente, como se fosse um relógio suiço.
Em uma empresa que isso não
acontece, os resultados desembocam no cliente inevitavelmente. Atraso é um sinal. Falta de informação, outro.
Divergência entre o que o cliente precisa e o que está sendo entregue, mais
outro. E por aí vai. Se as coisas não funcionam bem do lado de dentro,
certamente isso chega ao lado de fora. Existem empresas que a margem de erro pode ser
maior. Eles podem ser compensados ou contornados, porém, existem outras que não
dá para isso acontecer. Imagine um aeroporto onde os vôos não saem no dia
certo, um hospital que não trata dos pacientes ou uma pizzaria que faz entregas
frias e diferentes do que o cliente pediu. Para onde tudo isso vai ?
Por isso, da próxima vez que você
estiver trabalhando, tome cuidado com as suas entregas. Honre os compromissos.
Cumpra os prazos. Seja pontual. Faça o que é preciso ou o que lhe pedem, não o
que você acha que é para fazer. Realize as tarefas bem feitas, evitando desperdícios de tempo e de materiais. A sua ineficiência tem um custo, e somada com a dos outros faz
a sua vida, a sua casa, a sua empresa, o seu país e o seu planeta. Em vez de
reclamar, faça boas entregas.
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