A CADEIA DE ENTREGAS





Uma empresa precisa entregar o que se propõe. Uma pizzaria precisa entregar as pizzas no horário e de acordo com o pedido. Um hotel precisa entregar boas hospedagens para os hóspedes de acordo com a preferência deles. Um fábrica de calçados precisa entregar os sapatos que o cliente pediu com a qualidade, preço e prazo combinados. A entrega é a principal atividade de uma empresa. Elas podem ser muitas, mas sempre serão entregas.

Acontece que para isso acontecer, existe dentro da empresa uma cadeia de entregas que precisam acontecer no tempo e especificações corretas. Do contrário, o resultado final será afetado. Quando você trabalha todo dia no escritório, pode nem perceber, mas está recebendo e entregando constantemente. A verdade é que todas as entregas dentro da empresa, precisam funcionar corretamente, como se fosse um relógio suiço.

Em uma empresa que isso não acontece, os resultados desembocam no cliente inevitavelmente.  Atraso é um sinal. Falta de informação, outro. Divergência entre o que o cliente precisa e o que está sendo entregue, mais outro. E por aí vai. Se as coisas não funcionam bem do lado de dentro, certamente isso chega ao lado de fora.  Existem empresas que a margem de erro pode ser maior. Eles podem ser compensados ou contornados, porém, existem outras que não dá para isso acontecer. Imagine um aeroporto onde os vôos não saem no dia certo, um hospital que não trata dos pacientes ou uma pizzaria que faz entregas frias e diferentes do que o cliente pediu. Para onde tudo isso vai ?

Por isso, da próxima vez que você estiver trabalhando, tome cuidado com as suas entregas. Honre os compromissos. Cumpra os prazos. Seja pontual. Faça o que é preciso ou o que lhe pedem, não o que você acha que é para fazer. Realize as tarefas bem feitas, evitando desperdícios de tempo e de materiais. A sua ineficiência tem um custo, e somada com a dos outros faz a sua vida, a sua casa, a sua empresa, o seu país e o seu planeta. Em vez de reclamar, faça boas entregas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?