A NATUREZA DA MARGEM DE SEGURANÇA





Você pode encontrá-la na maioria das empresas pelo mundo. A margem de segurança é um artifício usual e bastante comum, no entanto, traz consigo características que precisamos observar. Ela nasce quando precisamos de uma zona de conforto para incerteza no planejamento e normalmente é do tamanho da nossa incapacidade de planejar. As vezes ela é imposta por circunstâncias que independem de nossa vontade, porém mesmo sendo necessária, a margem de segurança custa caro.

Imagine que toda empresa usa energia elétrica para funcionar. E para isso você paga uma conta mensal. Além do que, para fazer uso da energia você precisa de fios, interruptores, tomadas, eletrodutos, disjuntores, lâmpadas, e dependendo do caso, você precisa de transformadores e subestações. Tudo isso teve um custo para você. Tudo isso com a finalidade de você usar a energia que você paga. Agora imagine que pela carcaterística do seu negócio, se houver falta de energia elétrica haverá perda de receitas e de clientes. Ou seja, você não pode ficar sem ela. Ou ainda, que havendo falta de energia, seus clientes serão prejudicados como um hospital ou um hotel, por exemplo. O resultado é que você vai ter de comprar um gerador e vai ter gastar mensalmente para mantê-lo sempre em condições de funcionamento. Porém, este investimento somente estará sendo utilizado quando faltar energia. Durante todo o resto do tempo, seu dinheiro estará lá na casa de força, parado e gerando gasto.

Outra maneira de perceber isso, é pensando nas margens de segurança dos estoques. Elas existem mas nunca serão consumidas. Isso significa que se você trabalha com uma margem de 20% dos seus estoques, e eles custam R$ 1.000.000,00, você terá R$ 200.000,00 sempre parado sem fazer uso dele. Somente para que não faltem os produtos. Outra maneira de perceber o custo da margem de segurança é lembrar do pneu estepe do seu carro. Quando você compra um carro, só usa quatro pneus, porém compra cinco para o caso de precisar. Ele fica guardado longe da sua vista, mas o fato é que você pagou por ele. Em termos de pneu, você investiu 25% a mais porque comprou cinco quando precisa rodar com quatro. O estepe é a margem de segurança.

As margens de segurança são geradas por ineficiencias sistêmicas, como colchões para compensá-las. São respostas ao risco. O gerador existe porque a energia cai. O estoque adicional existe pela deficiência no planejamento de materiais ou nos prazos de entrega. O estepe existe porque os pneus secam. Nossa sociedade está cheia de margens de segurança e você pode encontrá-las aos montes no seu cotidiano. Porém, por serem economicamente inativas e caras, o destino de todas elas é serem minimizadas até não existirem mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?