A DIFERENÇA ENTRE SABER E PODER





Saber fazer e poder fazer são coisas bastante diferentes, apesar de serem confundidas pelas pessoas menos atentas. Para saber fazer você precisa de conhecimento. E isso se consegue com capacitação e estudo. Precisa também de experiência. Vivência naquilo que sabe, para unir teoria e prática. Com conhecimento e experiência, você conseque competência. Por útlimo, precisa ter também habilidade natural, caracteristicas pessoais que favoreçam e potencializem o que você sabe. Então o saber fazer reúne estes três fundamentos.

No entanto, saber não é o bastante para fazer. Pois para que as coisas aconteçam você precisa poder. Enquanto que saber depende quase que exclusivamente de você, poder depende de você e dos outros a sua volta. Se eles não aceitarem, você não poderá fazer. Se você não tiver autoridade suficiente, conquistada ou delegada por quem a tem, dificilmente conseguirá fazer o que sabe. Ou seja, não poderá.

É por isso, que existem pessoas nas empresas que sabem fazer mas não podem fazer. Existem também aquelas que podem fazer mas não sabem. E existem aquelas que não sabem e não podem. O melhor para toda organização é contar com pessoas que sabem e podem fazer, porque somente assim elas conseguirão transformá-la em algo melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?