APRENDENDO COM UM BLACK BELT
James Braggs é um BBB mas não participou de nenhum reality show no Brasil. Ele é um Big Black Belt e tivemos a satisfação de assistir suas aulas na UCI-USA. Nos dois dias em que estivemos com ele, foi possível aprender e divertir-se ao mesmo tempo, numa combinação existente somente nos grandes professores. Braggs nos deu valiosos ensinamentos sobre Lean Six Sigma, assim como deve fazer na Boeing onde é executivo.
Ele destacou que os empreendimentos são na verdade sistemas de transferência de valor. Seu objetivo é entregar o que o cliente deseja com o menor emprego de recursos possível. Os clientes querem cada vez mais uma maior qualidade com o menor preço. É o que ele chama de “mais por menos”. Precisamos ter em mente que 99% não atende ao cliente. Somente os 100% !
Neste contexto, a variação é inimiga da qualidade. São inversamente proporcionais. E o tempo é um dos principais indicadores de execução e a terceira dimensão da gestão. Com produtos cada vez mais próximos em termos de qualidade e preço, o tempo passa a ser o maior diferencial. Quem entregar o melhor produto, com o menor preço, num tempo mais breve, sobreviverá. Ou seja, reduzir tempo significa mais valor para o cliente. Para isso, é necessário otimizar os processos internos, assim como a Honda fez para vencer definitivamente a Kawasaki, e 75% do tempo dos processos pode ser reduzido, pois não são as pessoas as maiores responsáveis pelos atrasos. São os próprios processos.
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