APRENDENDO COM UM BLACK BELT


James Braggs é um BBB mas não participou de nenhum reality show no Brasil. Ele é um Big Black Belt e tivemos a satisfação de assistir suas aulas na UCI-USA. Nos dois dias em que estivemos com ele, foi possível aprender e divertir-se ao mesmo tempo, numa combinação existente somente nos grandes professores. Braggs nos deu valiosos ensinamentos sobre Lean Six Sigma, assim como deve fazer na Boeing onde é executivo. 

Ele destacou  que os empreendimentos são na verdade sistemas de transferência de valor. Seu objetivo é entregar o que o cliente deseja com o menor emprego de recursos possível.  Os clientes querem cada vez mais uma maior qualidade com o menor preço. É o que ele chama de “mais por menos”. Precisamos ter em mente que 99% não atende ao cliente. Somente os 100% ! 

Neste contexto, a variação é inimiga da qualidade. São inversamente proporcionais. E o tempo é um dos principais indicadores de execução e a terceira dimensão da gestão. Com produtos cada vez mais próximos em termos de qualidade e preço, o tempo passa a ser o maior diferencial. Quem entregar o melhor produto, com o menor preço, num tempo mais breve, sobreviverá.  Ou seja, reduzir tempo significa mais valor para o cliente. Para isso, é necessário otimizar os processos internos, assim como a Honda fez para vencer definitivamente a Kawasaki, e 75% do tempo dos processos pode ser reduzido, pois não são as pessoas as maiores responsáveis pelos atrasos. São os próprios processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?