O BUSINESS DO MERGULHO



A visita à empresa americana PADI, trouxe-me uma grande lição: Como se faz um grande business de um fato aparentemente simples. Eles incentivam, treinam e certificam mergulhadores em todo mundo, além de disseminar informação, de fomentar a defesa da vida marinha e vender milhares de itens para esta atividade.

O office dos Estados Unidos fica num grande prédio e possui um departamento de Marketing completo, incluindo criação, design e produção de folhetos, folders, revistas, filmes, cartazes, entre outras peças. Além disso, possui departamento de TI com sistema próprio,  departamento de treinamento e desenvolvimento, contabilidade, RH, expedição de carteiras e certificados com gráfica própria e um estoque com 1.800 itens, entre outros setores. Com escritórios e parceiros em várias partes do mundo, trata-se na verdade de uma multinacional do mergulho oceânico. Sem ver in loco, fica difícil imaginar que isso é possível. 

Os escritórios são bastante customizados, apesar de não existirem muitos quadros com indicadores. Os colaboradores são afáveis e a grande maioria trabalha na empresa há muitos anos. Dá para notar uma certa informalidade, talvez poucos controles e um compromisso com o negócio. Durante a crise recente, eles não demitiram ninguém e corajosamente cresceram ainda mais. Valorizam o capital humano, como toda empresa de serviços deve fazer. Associaram sua marca à National Geografic e seguem firmes no mergulho pelos mares do planeta. Precisamos de mais negócios como esse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?