O PODEROSO LEAN SIX SIGMA


A empresa é como um rio. A água é o valor que corre para o cliente. Neste caminho existem pedras, obstáculos, represas e curvas que impedem que o valor corra livre e rapidamente para o mar. Com Lean Six Sigma estas barreiras são retiradas e o valor flui mais rápido e melhor para o cliente. É assim que o Prof. James Braggs da Universidade da Califórnia-Irvine, definiu esta ferramenta que na verdade é a união de duas armas poderosas.

No Lean o alvo é o fluxo, a redução de desperdício e de tempo. É uma técnica para otimizar processos. No Six Sigma, o alvo é a redução da variância que é inimiga da qualidade, melhorando assim a eficiência. É um sistema conceitual de negócios que necessariamente deve estar presente nos gestores da organização. O Lean organiza o local de trabalho, adota sistemas visuais de gestão tornando-o compreensível para  alguém de fora. Simplifica e facilita. O Six Sigma busca a melhoria contínua. Define, mensura, analisa, implanta e controla, com base em dados estatísticos. O Lean ataca o atraso. O Six Sigma o defeito.

Braggs lembra que existe valor agregado ao cliente (CVA), agregado ao negócio (BVA) e pelo qual o cliente não quer pagar, e finalmente aquilo que não agrega nenhum valor (NVA). Podemos perceber o valor mais facilmente quando notamos uma mudança de estado no objeto do fluxo. Reduzir o tempo de resposta (lead time) gerando assim uma vantagem crítica de concorrência, mesmo que a velocidade de processamento seja afetada pelo volume do que é processado (lei de little). Eliminar tudo que não agrega valor é papel do Lean. Obter a maior padronização possível no resultado final, gerar uma cultura de melhoria contínua envolvendo todos da organização e reduzir as não conformidades, é papel do Six Sigma. Os dois juntos são avançados recursos para melhorar o funcionamento das empresas.

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