8 PONTOS PARA ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO




Como a Coca-Cola estabeleceu-se no mercado chinês ? A resposta para esta pergunta foi escolhida para ilustrar a aula do professor Bradley Holt, da Universidade da Califórnia-Irvine, sobre estratégias de crescimento. Ele começou lembrando que a empresa teve problemas em Shangai antes de 1949. Foram expulsos do país e tiveram seus ativos confiscados. Mesmo assim não desistiram. Persistência é o primeiro ponto. 

Para Bradley, devemos considerar 3 regras: a) nada é fácil, b) tudo é possível e c) sempre considere as duas primeiras, seja a situação boa ou ruim. Principalmente na China. Neste contexto, ter um plano de longo prazo é o segundo ponto. A Coca deu fábricas inteiras ao governo chinês. Se enxergasse apenas o curto prazo jamais teria feito isso. O terceiro ponto refere-se a conhecer bem o mercado que você está entrando. Mesmo o caos possui oportunidades. Saber mais que os concorrentes é imprescindível para se destacar deles realmente. É preciso o que o professor chama de “memória institucional” e ser original desde o começo. O quarto ponto refere-se a partilhar oportunidades e riqueza. Gerar parceiros verdadeiros e não explorados. Neste formato, todos ganham e isso é essencial para o crescimento sustentado. A Coca-cola concentrou-se na venda do xarope e na propaganda, e terceirizou o resto. Usou empresas e pessoas locais. Criou joint ventures. Não se pode fazer tudo. Este é o quinto ponto

Existem 5 motivações universais em um processo de entrada no mercado: a) relacionamento/confiança, b) disponibilidade, como posso resolver seu problema, c) Fazer dinheiro, lógico, d) Boa imagem, me faça aparecer bem, e) valores e ética. Toda estratégia de crescimento deve considerar isso, segundo o professor. A Coca-Cola fez tudo isso. Esse é o sexto ponto. Também lançou produtos customizados para o mercado local e mapeou seus consumidores com jogadas de marketing inteligentes. Esse é o sétimo ponto. Por fim, Bradley afirma que não bebe refrigerantes, mesmo assim tem a resposta para a pergunta: Qual é o gosto da Coca-Cola. Ele responde: Gosto de Coca-Cola. Ou seja, ela é única. Esse é o oitavo ponto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?