O MERCADO É MAU

Por duas vezes fui aluno de Miguel Lima (*) no MBA da FGV. Miguel, como chamávamos em sala, foi um professor ativo e entusiasmado que cunhou uma frase inesquecível enquanto lecionava: O mercado é mau ! Com isso, ele definiu em poucas palavras a natureza do universo onde empresas, pessoas e produtos estão inseridos. O mercado não tem consciência, pudor ou remorso. O mercado apenas busca otimizar seus recursos e as melhores alternativas para as suas necessidades. Não considera o esforço, o empenho ou a história. Somente o resultado. O mercado é pragmático, quer qualidade máxima, preço mínimo, rapidez e verdade.

Foi com Miguel que aprendi definitivamente que as empresas dividem-se em líderes e seguidoras, e que suas estratégias logicamente devem ser completamente diferentes. Ao líder cabe inovar e manter-se em sua posição. Ter iniciativa e estar sempre a frente. Aos seguidores cabe superar o líder. Todos contra ele ! Grandes lições entre muitas outras.

Uma vez, Pedro Santo Rossi disse em um curso que "se queres ser bom, anda com os bons". O mercado é mau mas existem bons professores para ensinar como devemos lidar com ele.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?