CONTROLE VEM ANTES DE PLANEJAMENTO



Não sei se foi por causa de Fayol que firmou nas funções do adminisrtador o famoso POCCC (planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar). Ou se foi por causa da abordagem neoclássica de tratou o mesmo assunto com o PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar). Ou se foi por sempre ver em livros, revistas, aulas, palestras, cursos e conversas o termo Planejamento e Controle, mas guardamos em nossas cabeças que um vem antes do outro. Planejamento na frente e controle depois. Parece óbvio não é ? Primeiro você planeja para depois controlar o que planejou. Primeiro você define onde quer ir e depois monitora se está chegando lá. É isso que devemos fazer nas empresas, certo ? Errado !

No mundo real corporativo, a coisa é exatamente o contrário. Primeiro você controla para depois planejar. É isso mesmo, por mais estranho que possa parecer. Para planejar numa empresa você precisa de dados relevantes e verdadeiros. Como estabelecer metas de vendas sem uma série histórica anterior ? E como obter esta série histórica anterior sem controle do volume de vendas ? Primeiro você estabelece e monitora indicadores e depois com base neles você pode elaborar um bom planejamento. Do contrário, você corre o risco de ficar nas nuvens, sem aterrisar na realidade. E isso é um grande problema de muitos planejamentos. Assoberbam as empresas com tarefas e reuniões, sem fundamentos suficientes que possibilitem bases confiáveis para planejar. Então da próxima vez que você ouvir planejamento e controle, talvez você deva pensar em controle e planejamento para ser mais eficaz.

Comentários

  1. Um detalhe extraordinário, tratando-se de controle e planejamento é, que temos como base e referência o mercado!Para produzirmos, existirmos, e lucrarmos...Dependemos de indicadores e tendências de mercado...A Probabilidade de Podermos Prever o Mercado é muito baixa, pois estamos em função das Leis Economicas de oferta e demanda!Portanto Precisamos Verificar, Analisar esses Indices, Tendências de mercado, Indicadores Economicos, Politica Fiscal, Tributaria, Economica, Cultura, Cambio, stakeholders, etc. Para que possamos dar Inicio ao Planejamento, Citei Exemplos relacionados ao Ambiente Externo da Corporação, porém o mesmo se aplica ao ambiente interno!
    Assim como o referido artido acima postado por Tibério Rocha Júnior, nos trasmitir um alerta a questões ligadas à Planejamento e Controle e vive-versa!Verificamos com este exemplo que devemos atentarmos a diversos fatores antes mesmo de planejarmos!

    Postado por Adônis Neves às 10:17, junho de 2011.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?