4 LIÇÕES QUE O MERCADO ENSINA



O mercado é muito mal compreendido. Por isso, sempre é bom falar um pouco sobre ele. E falar com experiência de quem o vivencia e não somente do ponto de vista acadêmico.  Ele é uma entidade complexa porque é o resultado das necessidades, expectativas e interações das pessoas. Como já disse em outras ocasiões, o mercado somos nós.

Se você aprende a lidar com o mercado, aprende a perceber os seus sinais e os seus mecanismos, fica mais fácil lidar com ele. Caso contrário, vai amargar muitos dessabores e acabar colocando a culpa nele, desejando até extingui-lo, controla-lo, manipula-lo ou vertê-lo a sua conveniência. Tudo isso está fadado ao fracasso. O mercado sempre encontra uma maneira de superar os obstáculos que colocamos e termina saindo vitorioso. Ele é soberano. E tb é um ótimo professor. Já aprendi muitas lições com ele. Vou partilhar estas 4 a seguir.

1 - SE VOCÊ NÃO FIZER ALGUÉM FARÁ NO SEU LUGAR

Eu explico. Já tive muitas ideais de produtos, serviços e negócios. Isso ocorre em função das necessidades que identifico.  Mas por questões de indisponibilidade financeira para investimento, de adotar outras prioridades, de falta de parceiros ou sócios, terminei deixando estas ideias e percepções de lado. Um dia, alguém vai e faz exatamente o que você tinha pensado. E isto não é uma sensação lá muito agradável. Mas a verdade é que o mercado não espera por você. Você é que tem de saber aproveitar as janelas de oportunidade que identifica.

2 – A INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL

Além disto é volátil, facilmente copiável e disseminável também. Por isso, você tem de saber lidar com ela. Se não souber, é melhor guardar segredo para não ser copiado. Se não você pode acabar com o consolo da máxima “só se copia o que se admira” e o seu copiador ficar com ou louros e lucros que seriam seus.

3 - NENHUM CONCORRENTE É DESPREZÍVEL

Não menospreze ninguém. Por pior ou menor que ele lhe pareça, cometer este erro muitas vezes pode ser fatal. Se você se acha melhor, lembre-se que não basta ser, é preciso que o mercado saiba. Do contrário, nada acontece.

4 – NENHUMA VANTAGEM COMPETITIVA É PARA SEMPRE


Isso mesmo. O mercado tenda a igualar todas as vantagens competitivas. Assim sendo, ou você fortalece as que possui e cria outras, ou vai ser igualado e ultrapassado. Vai ficar no seu mundo, enquanto o mundo real vai passar feito uma locomotiva na sua frente e você nem vai perceber.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?