4 LIÇÕES QUE O MERCADO ENSINA
O mercado é muito mal
compreendido. Por isso, sempre é bom falar um pouco sobre ele. E falar com experiência
de quem o vivencia e não somente do ponto de vista acadêmico. Ele é uma entidade complexa porque é o
resultado das necessidades, expectativas e interações das pessoas. Como já disse
em outras ocasiões, o mercado somos nós.
Se você aprende a lidar com o
mercado, aprende a perceber os seus sinais e os seus mecanismos, fica mais fácil
lidar com ele. Caso contrário, vai amargar muitos dessabores e acabar colocando
a culpa nele, desejando até extingui-lo, controla-lo, manipula-lo ou vertê-lo a
sua conveniência. Tudo isso está fadado ao fracasso. O mercado sempre encontra
uma maneira de superar os obstáculos que colocamos e termina saindo vitorioso.
Ele é soberano. E tb é um ótimo professor. Já aprendi muitas lições com ele. Vou
partilhar estas 4 a seguir.
1 - SE VOCÊ NÃO FIZER ALGUÉM FARÁ
NO SEU LUGAR
Eu explico. Já tive muitas ideais
de produtos, serviços e negócios. Isso ocorre em função das necessidades que
identifico. Mas por questões de indisponibilidade
financeira para investimento, de adotar outras prioridades, de falta de
parceiros ou sócios, terminei deixando estas ideias e percepções de lado. Um
dia, alguém vai e faz exatamente o que você tinha pensado. E isto não é uma
sensação lá muito agradável. Mas a verdade é que o mercado não espera por você.
Você é que tem de saber aproveitar as janelas de oportunidade que identifica.
2 – A INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL
Além disto é volátil, facilmente copiável
e disseminável também. Por isso, você tem de saber lidar com ela. Se não souber,
é melhor guardar segredo para não ser copiado. Se não você pode acabar com o
consolo da máxima “só se copia o que se admira” e o seu copiador ficar com ou
louros e lucros que seriam seus.
3 - NENHUM CONCORRENTE É
DESPREZÍVEL
Não menospreze ninguém. Por pior ou
menor que ele lhe pareça, cometer este erro muitas vezes pode ser fatal. Se
você se acha melhor, lembre-se que não basta ser, é preciso que o mercado
saiba. Do contrário, nada acontece.
4 – NENHUMA VANTAGEM COMPETITIVA É
PARA SEMPRE
Isso mesmo. O mercado tenda a
igualar todas as vantagens competitivas. Assim sendo, ou você fortalece as que
possui e cria outras, ou vai ser igualado e ultrapassado. Vai ficar no seu
mundo, enquanto o mundo real vai passar feito uma locomotiva na sua frente e
você nem vai perceber.
Comentários
Postar um comentário