MUDE SEU MODELO MENTAL



Lá pelos idos dos anos 60 e 70, nossas mentes estavam formatadas para termos uma jornada de trabalho bem definida. As coisas funcionavam mais ou menos assim: Trabalho e lazer, lazer e trabalho, tudo bem arrumado e separado no seu canto. Lembro do meu pai que sempre conseguia almoçar em casa e tirar uma soneca depois da refeição, voltando para o expediente da tarde. As noites eram sagradas para assistir as novelas e o Jornal Nacional na TV. As coisas eram tão separadas, que até era possível trabalhar naquilo que não se gostava, pois era uma tortura diária com hora para acabar. O mundo com este formato, parece que não existe mais. E se existe, está em franca extinção.

Hoje em dia, o ritmo da vida está muito mais rápido e completamente diferente. O trânsito está mais intenso. O fluxo de informações está excepcionalmente maior. As possibilidades de interações se multiplicaram exponencialmente e os celulares são os grandes responsáveis por isso, incluindo o famoso Whatsapp. Não existe mais uma separação exata do que é trabalho e do que é lazer. Você simplesmente trabalha da hora que acorda até a hora que vai dormir. Trabalha na hora do almoço, na hora jantar, em casa, no cinema, no banheiro. Onde quer que você esteja.


Um modelo assim praticamente impede que você faça algo que não gosta na sua profissão. Se isso ocorrer, o stress e o cansaço certamente o derrubarão. Infarto na certa. Se no mundo atual, você vai trabalhar todo o tempo, então trabalhe naquilo que lhe faz feliz. Trabalhe naquilo que gosta. Naquilo que faz seus olhos brilharem. Naquilo que lhe entusiasma. Naquilo que acredita. O modelo mental onde estes módulos de trabalho e lazer estão separados, está fadado ao fracasso na sociedade que está sendo construída pela era da informação. Ou você muda o seu modelo mental ou vai fracassar junto com ele. 

O trabalho tem de ser o seu lazer. E o seu lazer tem de ser produtivo. Estes dois momentos da vida não estão mais separados como há 40 anos atrás. Estamos entrando numa sociedade em rede, onde a conexão é uma de suas maiores características. Procure adaptar sua forma de pensar com o meio onde está inserido, do contrário você estará flertando com os dinossauros. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?