ONDE NASCE A CORRUPÇÃO




Vivemos uma espécie de epidemia de um mal chamado corrupção . Ela está disseminada enormemente na sociedade humana transcendendo fronteiras e culturas. Menos percebida em parte da Europa. America do Norte e Austrália, praticamente domina a Asia, Africa e America do Sul, envolvendo trilhões de dólares. No Brasil são bilhões todos os anos.

Somos levados a crer que ela só existe na esfera publica onde é mais comum e divulgada, mas a corrupção também afeta as empresas privadas, seja somente no lado ativo do processo, seja em sua totalidade. Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, está correto quando explica que "as práticas de corrupção, ao criarem aparentes vantagens de curto prazo, têm como conseqüência nefasta a distorção da livre concorrência, a sabotagem da competitividade e dos mecanismos de livre mercado, a deterioração da qualidade dos produtos e serviços, a diminuição da capacidade de investimentos, o encarecimento da captação de recursos, a destruição da ética nos negócios e a mitigação da confiança nos agentes econômicos, encarecendo os custos de transação." A FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) é uma lei americana de 1977 destinada a inibir práticas de corrupção em empresas que atuam no exterior. Ela entende que se trata de qualquer oferta, pagamento, promessa de pagamento ou autorização de pagamento, incluindo dinheiro, objetos, serviços ou outros benefícios de valor, para influenciar ou garantir alguma vantagem. Isso pode acontecer em qualquer corporação em qualquer lugar.

Na sua essência, corromper significa deteriorar, tornar podre, estragar, decompor, alterar, adulterar, perverter, depravar ou viciar tendo sua face mais visível quando envolve a dimensão material mas seu inicio se dá bem antes de envolver dinheiro. Se prestarmos atenção, ela começa no universo moral, em estágios bem menores, quase imperceptíveis ao observador desatento. Seu fundamento reside na crença de que o dinheiro é a coisa mais importante na vida e na lacuna de outros valores éticos na estrutura de caráter. Também reside na infantil escala de amadurecimento que coloca o individuo e suas necessidades como centro do mundo, validando qualquer coisa para atender o seu querer. Quem está envolvido com corrupção, no fundo se acha melhor que os outros, e por isso imagina que possui o direito de verter a ordem estabelecida segundo seu interesse.

Sem duvida isso é muito danoso para uma nação e para as instituições que a formam, incluindo as empresas. Mas somente a existência de leis e normas jamais será suficiente para conter estes danos. A transparência dos processos, o controle da aplicação de recursos e sobretudo, a vigilância continua e interior de cada um são providências também eficazes. E esta última é certamente um ato tipico relacionado com Educação, daquela que se aprende cedo, com palavras e exemplos, e a qual nunca se esquece. Na verdade, vivemos uma epidemia de corrupção moral e as astronômicas cifras que conhecemos, são apenas uma das formas de traduzi-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?