NA SALA DE COMANDO




Uma das qualidades mais importantes em um executivo, é a compreensão do funcionamento da empresa, seja no aspecto financeiro, mercadológico ou no tocante a como as pessoas trabalham no seu dia a dia. Existem profissionais com todos os perfis possíveis, mas para simplificar podemos dividi-los em dois grandes grupos: Aqueles que possuem condições de trabalhar numa grande empresa porque compreendem como elas funcionam e aqueles que se adaptam melhor em pequenos negócios porque não possuem tal discernimento.

Esta  distinção pode até parecer preciosismo porém trata-se na verdade de um fator bastante relevante, pois navegar numa jangada não é a mesma coisa que num transatlântico. O gestor de um pequeno negócio atua em todas as áreas, que pelo seu tamanho, possui um tempo de resposta bastante pequeno. As mudanças podem ser rápidas, e os erros podem ser mais rapidamente consertados com consequências menores. Não devia, mas ele pode exercer mais a estratégia acerto-erro, pode ser mais amador em outras palavras.  Uma jangada muda seu curso mais facilmente e terá dificuldades de ir contra o vento.  

Já o gestor de um grande negócio, precisa tomar decisões bem fundamentadas cujas consequências repercutirão em uma estrutura maior, com um tempo de resposta também maior, sobre um número maior de pessoas. Uma grande empresa possui uma nível maior de especialização e a mudança de curso precisa ser melhor planejada, com dados consistentes à mão, precisa ler os mapas náuticos e considerar as condições do tempo. Ele também precisa entender o que dizem os controles de navegação e saber como as coisas funcionam na sala de máquinas. Um navio pode navegar contra a maré e contra o vento, enfrentando tormentas impensáveis para pequenas embarcações, mas seu curso não pode ser mudado com tamanha rapidez.

Navegar pelos mares possui fundamentos comuns tanto para a jangada como para um barco gigante. No entanto, o melhor jangadeiro certamente terá dificuldades se for colocado na cabine de comando de um barco com sete andares, assim como, um comandante estará desperdiçando sua capacidade e terá pouco o que fazer no manejo de uma vela de pano e um leme de madeira.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?