O VALIOSO PRESENTE DO TRABALHO




O Livro do Gênesis é bem claro: O Homem vivia no Paraíso e não precisava trabalhar, porém quando provou do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus disse em tom nada contente: “... Maldita é a terra por sua causa, com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do teu rosto, você comerá o seu pão, até que volte a terra...”

Talvez por isso, muita gente imagina o trabalho como um castigo. Na verdade não é. O trabalho é quem realiza tudo na humanidade, sem o qual estaríamos ainda na idade da pedra. Não estou me referindo somente ao trabalho braçal dos pedreiros, artesãos, ferreiros e operários, mas também ao trabalho intelectual dos projetistas, arquitetos, pesquisadores, estudiosos, filósofos e pensadores. O trabalho é o milagre humano, pois é através dele que fazemos tudo a nossa volta. É atraves dele que evoluímos e nos tornamos melhores.

Em cada objeto que existe, em cada obra que você conhece, existe uma porção de trabalho depositada. Alguém pensou, realizou e fez com que chegasse até você. Juntamente com o capital, o trabalho é a força que move o mundo, e pode transformar meninos em homens, livrando-os do perigoso vale do ócio. Trabalhando podemos transformar, nos sentimos úteis, fazemos algo para a sociedade e para os demais. No fim, trata-se de um ato de doação e de fé, de independência e maturidade.  O trabalho é um dos maiores bens da humanidade. Portanto, com a sua sabedoria sempre acima da nossa, ao nos permitir o trabalho, Deus na verdade nos deu um presente valioso pelo qual incansávelmente buscamos retornar ao Éden de onde saímos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?