BRANDING NÃO É SÓ DESENHO
Uma marca é muito mais do que um
desenho que escolhemos somente pela beleza ou uma junção de letras que selecionamentos pela
sonoridade. Fazer isso é simplesmente reduzí-la a muito menos do que realmente
é. Na verdade, a marca é o pictograma que reune toda empresa na mente do
mercado, é o distintivo da identidade corporativa, é o ícone na tela repleta do
computador do seu cérebro. E isso é bem mais do que um mero risco no papel.
Agregando conceitos, valores,
memórias, estratégias e sentimentos, a marca é um dos principais elementos de
comunicação e marketing das instituições. Logo, o design é apenas uma etapa do
processo na qual tudo isso é traduzido. Antes dele é preciso perceber se as
mensagens que a marca comunica, estão realmente em harmonia com tudo o que ela
representa ou vai representar. Nesta etapa é preciso conhecimento e um felling apurado, a respeito do ambiente
interno e das simbologias que ela emana.
Depois disto, é preciso
posicionar ou reposicionar a marca no mercado disputado e competitivo em que
vivemos, com ações cuidadosas de mídia e publicidade, afim de que ela possa
fazer jus a toda a sua importância e facilite a permanência e o crescimento do
negócio. Neste ponto, é preciso noção do ambiente externo, incluindo a concorrência
e as tendências da sociedade em geral, além de senso de oportunidade, e
logicamente dinheiro para fazer as coisas acontecerem.
Comentários
Postar um comentário