NO TRILHO DA BOA COMUNICAÇÃO

 
Seguem alguns pontos importantes sobre comunicação, que anotei na aula que tive com Isabela Sacramento sobre o assunto. no IBMEC-RJ em Outubro de 2010:
  • Devemos buscar a familiaridade da mensagem com o receptor.
  • A repetição ajuda a compreeensão da mensagem.
  • Quanto maior o nível intelectual do receptor mais reformulada deve ser a repetição.
  • O uso de números e imagens ajuda também na compreensão da mensagem.
  • O grupo é outro fator que afeta na compreensão pois oferece vários pontos de vista.
  • Nunca conseguimos 100% de compreensão da mensagem.
  • Quando não tem certeza, o receptor cria, deduz ou intrpreta a mensagem do seu jeito.
  • Na dificuldade de compreensão, devemos desmembrar as partes do contéudo.
  • Devemos segmentar os canais e racionalizar a mensagem de acordo com o receptor.
  • Quantos menos intermediários melhor a compreensão da mensagem.
  • Os modelos de gestão afetam o processo de comunicação nas empresas.
  • O entendimento da mensagem se dá em função do receptor e do emissor.
  • Quando a mensagem é absurda o receptor rejeita ou adapta.
  • O receptor não conhece a mensagem previamente e sente um certo desconforto por não saber onde vai dar.
  • A boa comunicação deve garantir um "trilho" a ser seguido pelo receptor.
  • Ao final do trilho o receptor deve encontrar um "sol" que é o objeto da mensagem.
  • A mensagem deve convencer além de informar.
  • Um terceiro passando a mensagem agrega credibilidade a mesma.
  • Ler a mensagem de traz para frente é uma boa forma de checar a sua lógica.
  • Desmembrar a mensagem ajuda a compreendê-la.
  • Quanto mais específica e concreta for a mensagem maior a chance de retenção pelo receptor.
  • Considere o tempo que o receptor leva para assimilar o argumento anterior. 
  • Parcimônia, equilíbrio e reconhecimento de falhas dão credibilidade a mensagem.
  • Os receptores sempre procuram a "moral da estória" e onde está a parte que lhe afeta numa mensagem.
  • Fazer o receptor refletir sobre a mensagem aumenta as chances de retenção.
  • Para isso a mensagem deve ser menos expositiva e mais provocativa para a reflexão.
  • O canal escolhido afeta a compreensão da mensagem pelo receptor.
  • A mente humana normalmente busca o começo e o fim da mensagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?