CONSELHOS PARA UM BOM FEEDBACK



Para dar um bom feedback é considerar alguns conselhos importantes, sem os quais o resultado pode ficar comprometido.
  1. Crie o ambiente propício (contrato inicial) - Antes de fazer qualquer crítica, estabeleça um “contrato de crítica”, isto é, regras que regem a sessão e que posicionam ambas as partes como parceiras no processo.

  2. Analise a situação - Disponha de exemplos à mão: seja capaz de descrever o que aconteceu e quais foram suas consequências.

  3. Determine os objetivos desejados - Dizer “eu preciso que você termine seus relatórios dentro do prazo estabelecido” tem mais força que “eu preciso que você pare de atrasar seus relatórios”. Isto é, a crítica deve se concentrar no que se deve fazer, não no que está errado.

  4. Ajuste-se à receptividade - A capacidade de aceitar críticas depende de cada pessoa e do seu dia. As doses de receptividade ao feedback são relativas. Há pessoas do tipo “balde” (receptividade alta), “copos” (receptividade média) e “cálices” (receptividade baixa).

  5. Comunique-se efetivamente – Lembre-se de perguntar, para entender os pontos principais. Por exemplo: “o que está impedindo você de terminar seu relatório no prazo estabelecido?” Ou ainda: “qual é exatamente o problema?”. Na hora de dar o feedback, lembre-se também de:
    • ouvir;
    • manter sua mente aberta e livre de preconceitos;
    • manter-se calmo, pois a raiva é uma barreira à compreensão;
    • olhar de frente a pessoa;
    • refletir sobre as idéias apresentadas.

  6. Descreva o comportamento que deseja mudar - Tenha exemplos que descrevam com precisão o que você viu ou ouviu. Evite expressões vagas como “eu não gostei da sua atitude” e “você não está se empenhando o bastante”.

  7. Descreva o comportamento desejado - Frequentemente, o desempenho é baixo porque as pessoas não têm claro qual é o padrão esperado.

  8. Procure soluções conjuntamente – Faça perguntas que dividam a responsabilidade do problema com o colaborador:
    • Como você se sentiria se fosse excluída do projeto que está desenvolvendo com sua equipe?
    • De que outra forma eu poderia fazê-la compreender que seu trabalho está abaixo dos padrões desejados? 

    Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC-RJ

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