O QUE É EMPOWERMENT ?
Empowerment é a transferência de poder do líder para os membros da sua equipe. Este é um conceito fundamental e abrangente para que uma organização possa dar respostas eficazes e rápidas às demandas de um mercado em constantes mudanças. Ele é operacionalizado por meio da concessão, a cada membro da equipe, de capacitação, autonomia e apoio, necessariamente nesta ordem, o que gera um resultado altamente sinérgico.
Os líderes devem aumentar a participação do grupo quando:
- Carecem de informações suficientes para resolver o problema por si mesmos (empowerment).
- O problema não está claro e é necessária ajuda para esclarecer a situação.
- A aceitação da decisão pelos outros é necessária para sua implementação bem-sucedida.
- Dispõe-se de tempo adequado para permitir uma verdadeira participação.
Por outro lado, devem conceder menos controle e recorrer a comportamentos mais unilaterais quando:
- Dispõem pessoalmente do conhecimento necessário para resolver o problema.
- Têm confiança em si mesmos e são capazes de atuar por conta própria.
- Sabem que os outros aceitarão a decisão por eles tomada.
- Existe pouco ou nenhum tempo disponível para discussão.
Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC-RJ.
Comentários
Postar um comentário