O QUE É EMPOWERMENT ?



Empowerment é a transferência de poder do líder para os membros da sua equipe. Este é um conceito fundamental e abrangente para que uma organização possa dar respostas eficazes e rápidas às demandas de um mercado em constantes mudanças. Ele é operacionalizado por meio da concessão, a cada membro da equipe, de capacitação, autonomia e apoio, necessariamente nesta ordem, o que gera um resultado altamente sinérgico. 

Os líderes devem aumentar a participação do grupo quando:
  • Carecem de informações suficientes para resolver o problema por si mesmos (empowerment).
  • O problema não está claro e é necessária ajuda para esclarecer a situação.
  • A aceitação da decisão pelos outros é necessária para sua implementação bem-sucedida.
  • Dispõe-se de tempo adequado para permitir uma verdadeira participação.
Por outro lado, devem conceder menos controle e recorrer a comportamentos mais unilaterais quando:
  • Dispõem pessoalmente do conhecimento necessário para resolver o problema.
  • Têm confiança em si mesmos e são capazes de atuar por conta própria.
  • Sabem que os outros aceitarão a decisão por eles tomada.
  • Existe pouco ou nenhum tempo disponível para discussão. 
Peter Drucker ressalta que: “em crise não há liderança partilhada, quando o barco está afundando o capitão não pode convocar uma reunião para ouvir as pessoas, tem de dar ordens. Esse é o segredo da liderança partilhada: saber em que situações deve agir como chefe e em que situações atuar como parceiro”.

Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC-RJ.

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