ESTATÍSTICA PARA DECISÃO


A estatística é um ramo de conhecimento que utiliza métodos para analisar dados. Para a tomada de decisão é uma ferramenta muito importante. Por exemplo, no marketing podemos usá-la para saber da reação do cliente a um novo produto ou como está a penetração de uma marca. Na mídia podemos examinar a audiência de uma propaganda, no controle de qualidade para medir a conformidade com as especificações de produção, nos investimentos para saber o comportamento de um ativo ao longo do tempo. Enfim, são infinitas possibilidades de bom uso, no entanto, lembre-se que ela possui um grau de incerteza e que seus resultados não são exatos.

Um conceito básico é o de população que é o conjunto onde será realizada a coleta dos dados. Muitos chamam também de universo, o que me parace mais apropriado e menos suscetível a confusões. Outro conceito decorrente é o de amostra, que é um sub conjunto específico, uma segmentação do universo a ser pesquisado. Quando a estatísitca destina-se a organização e sumário dos dados, chama-se de  descritiva. Nela você ordena e/ou agrupa valores, representa-os com gráficos, obtem valores médios e mais frequentes, bem como a dispersão dos dados. Quando você trabalha para descobrir algum dado sobre um universo, utlizando uma ou mais amostras, está praticando estatisitica inferencial.

Se prestarmos atenção, no codidiano das empresas usamos muito a estatística mesmo que não conheçamos as suas denominações. Quem não já ordenou dados na por ordem crescente ou decrescente, quem não especificou frequências de acordo com o numero de ocorrências com percentual, quem não usou gráfico de barras, pizza, linha ou mesmo dispersão ? O processo decisório precisa que dados brutos sejam, tratados, transformados em informações, para que estas fomentem boas decisões. Nisso a estatistica tem muito a contribuir com a gestão.

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