O QUE NÃO APARECE NO CURRÍCULO


Existem coisas que não aparecem no currículo. Trata-se do capital profissional que você adquiriu ao longo de sua carreira, algo que os cursos e os cargos não conseguem demonstrar. Um dia desses, percebi que comigo foi a mesma coisa.  Ao longo de quase 20 anos completos de profissão, vi que a vida me levou por um caminho que apresentou um padrão. Isso acabou por definir uma especialização sem certificado.

A grande maioria das empresas em que atuei foram oraganizações de primeira geração, cujo fundador ou fundadores ainda estavam muito presentes no seu dia a dia. Isso significa administrações carentes de profissionalização e impessoalidade, repletas de acertos que fizeram as empresas nascerem  e se estabelecer porém com muitos erros que fizeram as empresas terem dificuldades de crescer, enfrentar mudanças no mercado, passar do patamar amador para o patamar definitivo de uma organização empresarial. 

Todas elas precisaram de um conjunto de ações capazes de promover a sua estrtuturação, o seu desenvolvimento organizacional, a qualificação do seu funcionamento, além da remodelagem da sua identidade e imagem corporativa. Todas elas possuiam um certo grau de ansiedade por mudanças, mesmo que não soubessem como fazê-las. Em todas elas foi deflagrado um processo de melhoria administrativa e em todas elas foram encontradas resistências, ora maiores ora menores. A mudança altera o status quo e o poder, por isso algumas pessoas ajudam e outras impedem que aconteça.

A gestão de uma empresa que busca a maturidade deve ser compatível com esta condição. Do contrário, ela corre o risco de permanecer sempre pequena, não necessáriamente no tamanho, mas certamente na qualidade da sua administração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?