DOIS REQUISITOS PARA SISTEMAS DE GESTÃO

Você pode ter o melhor sistema do mundo. Pode ter pago por ele uma pequena fortuna ou uma módica mensalidade. Ele pode ser completo, ter relatórios, gráficos e até painéis. Pode fornecer dados e indicadores. No entanto existem dois requisitos que são fundamentais para que isso ajude na gestão do seu negócio. Sem eles, saber ou não operar o sistema faz pouca diferença. 

1o) O sistema tem de ser atualizado adequadamente  - A grande maioria dos sistemas coleta dados, processa e retorna estes dados para seus usuários. Se a coleta é equivocada, o retorno também será. De nada vai adiantar ter um sistema se as informações nele contidas forem erradas. E também elas perderão muito de sua utilidade se forem atrasadas. Então, além de consistentes e certas, elas devem ser pontuais. 

2o) As pessoas precisam saber o que fazer das informações que o sistema dispõe - O outro requisito é tão quanto importante, pois vai adiantar pouco você ter a informação e não saber o que ela significa ou não saber o que fazer com ela. Como o lucro deve ser apurado ? Qual a diferença entre lucro e saldo de caixa ? O que informa o fluxo de caixa ? Como saber a necessidade de capital de giro ? O nível dos estoques está bom ? E de contas a receber ? São perguntas que precisam de respostas entre muitas que podem existir. Sem elas, você pode gastar tempo e dinheiro treinando o uso do sistema, mas isso trará pouco benefício para a gestão propriamente dita. 

Ao longo da carreira já constatei muitos casos que não atendem estes dois pontos. Na busca do que é tangível, o empresário imagina que ter um sistema é muito. E realmente é uma ferramenta muito útil. Mas não podemos esquecer que sem um bom uso, qualquer uma pode acabar se tornando mais um problema que uma solução. Recomendo que você considere sempre isso quando pensar em sistemas informatizados de gestão. 

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