CONHEÇA O PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Se você ainda não ouviu falar do ponto de equilíbrio, esta é uma boa oportunidade para conhecê-lo. Se você já conhece, vamos acrescentar um pequeno detalhe que faz muita diferença.

O ponto de equilíbrio é o patamar de receitas onde o lucro é zero. Abaixo dele a empresa está no prejuízo. Acima dele, ela começa a formar lucro. Identificar o ponto de equilíbrio é importante para a gestão tomar decisões. 

Para calcular o ponto de equilíbrio, você deve fazer o seguinte:

1- Classifique os seus gastos (custos e despesas) em fixos e variáveis. Considere como fixos os gastos que não valiam com o volume de vendas ou produção. E considere como variáveis os gastos que variam com volume de vendas ou de produção do seu negócio. 

2- Apure a margem de contribuição em seguida. Em termos unitários, você obtém a margem de contribuição subtraindo o preço de venda dos gastos variáveis relacionadas ao produto. Em termos totais, você obtém a margem de contribuição subtraindo as receitas dos gastos variáveis. Depois de obter este número, divida-o pelo preço de venda ou pelas receitas totais para gerar a margem de contribuição em termos decimais ou percentuais. 

3- Agora, com a margem de contribuição calculada, divida os gastos fixos totais por ela. O resultado é o nível de receita que traduz o ponto de equilíbrio. Se você utilizar a margem de contribuição em termos absolutos e não em formato decimal, irá obter o ponto de equilíbrio em termos quantitativos , ou seja, qual o volume de vendas ou quantidade de produtos necessários. 

Com isso, você tem o que podemos chamar de ponto equilíbrio econômico, porque o enfoque é a eficiência da empresa. Mas se você quiser saber qual é o ponto de equilíbrio para amortizar o capital que vc investiu no negócio? Ou para formar ou manter o capital de giro ? Bem, vamos chamar isto de ponto de equilíbrio financeiro, porque ele incorpora aspectos eminentemente financeiros do seu negócio. 

Para fazer isso é simples.  Adicione aos gastos fixos a parcela referente a amortização mensal do capital investido, ou o montante de capital de giro necessário ao seu negócio e repita o cálculo. Ou as duas coisas juntas. Desta forma, você terá o ponto de equilíbrio considerando estes itens, e ele será logicamente maior do que o ponto de equilíbrio econômico. Ao alcançá-lo você estará cobrindo a amortização do que investiu no empreendimento e/ou mantendo o nível de capital de giro para que ele não endivide futuramente. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?