5 PROVIDENCIAS ÚTEIS EM TEMPOS DE JUROS ALTOS

O Banco Central do Brasil anunciou a nova taxa básica de juros da economia, a conhecida Selic. Com patamar de 14,25%, somos campeões mundiais neste quesito. Melhor que fosse em prosperidade empresarial e pessoal. 

Juros altos na economia possuem impacto direto nas empresas. Vamos repassar algumas providências para este fator não piorar ainda mais a situação que já não está boa.

1. Organize o seu fluxo de caixa, para pagar as contas no vencimento com o dinheiro gerado pelas suas vendas e evitar antecipações de receitas. Usar capital de giro de terceiros e  liquidar os recebíveis, vai consumir mais do seu lucro e isso vai favorecer mais o endividamento, gerando um ciclo vicioso. Olhe para o seu fluxo de caixa todo dia. 

2. Inclua nas suas contas a necessidade de capital de giro, que é o dinheiro que você precisa ter para a empresa funcionar sem recorrer ao dinheiro dos outros. Adote isso como uma obrigação a pagar igualmente a qualquer outra, como folha por exemplo. E quando tiver formado este capital de giro mantenha-o.  

3. Aumente a eficiência do negócio, fazendo mais com menos. Procure estratégias de vendas que aumentem seu volume, reduza custos e despesas, venda aquilo que não usa. Você vai precisar manter a margem e se possível aumentá-la. 

4. Se você já usa cheque especial ou crédito rotativo de cartões, vai pagar mais caro por isso. Melhor é renegociar a dívida com linhas que possuam juros menores. Trate com seu gerente. Fuja deste dinheiro caro. 

5. Entenda que juros altos exigem mais eficiência e punem mais rigorosamente a desorganização, a falta de planejamento e controle, e o descaso com a vida financeira. Eles também fazem o dinheiro migrar das empresas e das pessoas para o mercado financeiro, ou seja, desmotiva o consumo. Por isso, se os juros são de 14,25% ao ano, isso significa que você deve destinar no mínimo 30% do seu empenho para a gestão financeira. No mínimo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?