GOVERNANÇA SE FAZ COM INFORMAÇÃO

Não restam dúvidas que governança corporativa é algo muito importante para as empresas. Também não restam dúvidas que os preceitos de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade, são fundamentais para que você tenha uma governança adequada. A grande questão é como implantar uma boa governança em uma empresa, visto que ela está fundamentada basicamente nas condutas das pessoas, que por sua vez estão norteadas pelos seus valores morais e seus interesses. Como implantar uma nova governança sem trocar todo mundo. Como tornar efetiva uma prática de governança se as pessoas não lêem os manuais e os livros, ignoram os códigos de ética e insistem em fazer as coisas pelo seu jeito e não pelo jeito certo. Fundamentar uma governança somente em papel é prepará-la para o fracasso colossal e certo, porque muito provavelmente eles ficaram esquecidos em uma estante enquanto que as pessoas continuarão com suas práticas muitas vezes nada adequadas. 

É preciso que compreendamos que para implantar uma boa governança na empresa, é necessário que existam informações para o devido controle. Portanto uma boa governança requer um bom projeto de relatórios gerenciais. O pilar da prestação de contas ficará prejudicado se os relatórios gerenciais e demonstrativos não existirem e esta prestação for feita apenas de maneira verbal. As decisões que devem ser tomadas com base em fatos e números, como se espera em um bom processo de governança, também ficaram bastante prejudicadas. O processo de transparência no qual os atos da administração devem ser conhecidos, claros e adequados às circunstâncias e aos problemas da empresa, também sofreram um certo desgaste porque a falta de relatórios certamente impede que exista um acompanhamento dos mesmos. 

Governança se faz primeiramente com informação. Depois se faz com manuais regimentos e outros instrumentos organizacionais. Isto porque a informação é um poderoso drive de comportamento. Através dela as pessoas assumem referências e adotam posturas e condutas. Por isso acredito que o primeiro passo a ser dado para que tenhamos uma boa governança, é a montagem de uma estrutura de relatórios gerenciais, tanto ecomomico financeiros como operacionais, que informe o nível estratégico da organização acerca daquilo que ele vai deliberar e o em torno do qual este nível concentrará a sua atenção. Do contrário, ele poderá mergulhar em jogos de poder ou conflitos, deteriorando o que se deseja alcançar com um processo de governança. Então da próxima vez que você falar neste assunto, lembre-se deste detalhe que pode fazer toda diferença, entre um bom projeto que não vai ser vivenciado e um bom projeto que vai tornar-se realidade na empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?