SÓ CONTRATE UMA CONSULTORIA SE FOR PARA OUVI-LA

Vou contar uma coisa para vocês. Um dos piores negócios  que você pode fazer é contratar uma consultoria e não seguir as suas recomendações. Quando você contrata, está tendo a oportunidade de contar com o conhecimento e a experiência de outras pessoas na sua empresa. Na verdade, é bem mais do que uma prestação de serviço, é transferência de conhecimento. Isto porque se espera que um consultor, além de uma formação diferenciada, tenha vivências que possam abreviar os processos de tentativa e erro, tão comuns na administração dos negócios brasileiros. 

Ao contratar uma consultoria, você está possibilitando que seu empreendimento tenha melhores chances de sucesso. E certamente você acertou um determinado preço a pagar por isso. Se você pretende ignorar as recomendações que recebe, e continuar fazendo a mesma coisa que você tem feito todos estes anos, as quais geraram os resultados que você está enfrentando hoje, será muito melhor você economizar o dinheiro que gasta com a consultoria e seguir o seu caminho com esta despesa a menos no orçamento.

Por mais estranho e absurdo que possa parecer esta conduta, ela é bastante comum no mercado. Existem clientes que agem exatamente desta maneira, desperdiçando tempo, dinheiro e principalmente, oportunidade de melhoria. Se você acha que o consultor nada tem a contribuir com você e com o seu negócio, simplesmente não o contrate. Será melhor para você e para ele, pois ambos não vão perder tempo. 

A atitude que me parece mais producente, é aquela que ao contratar um serviço desta natureza, procura fazer com o que ele una seu capital humano ao já existente na empresa, para com isso produzirem aperfeiçoamentos capazes de melhorar os indicadores. Pense bem antes de contratar um consultor. Analise as suas possibilidades, faça as contas, e examine a sua real motivação para ter alguém que nem sempre vai lhe dizer aquilo que é conveniente mas sobretudo aquilo que é necessário ser dito. E principalmente fazer aquilo que dever ser feito. Isso porque enquanto alguns gestores concentram-se no que é urgente e possível, segundo os recursos que dispõem, muitas vezes no que é mais fácil, mais rápido ou até mais cômodo, o consultor deve concentrar-se sempre naquilo que é importante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?