SEXO E CONSEQUÊNCIA

Não tenho nada contra sexo. É bom e faz bem à saúde. Mas penso que a sociedade atual exagera na sua valorização e perde-se nas suas consequências. Sim, porque sexo tem consequência. E nem vou falar aqui daquela mais óbvia que é a geração de novos seres humanos, porque isso a civilização ao longo de sua existência já tratou de atenuar com práticas e pilulas anticoncepcionais. Também não vou tratar daquela exitação contagiante e do climax, com a conhecida sensação de felicidade, mesmo que o mundo em volta esteja desabando. Uma ilha de céu, talvez por isso tão buscada. Vou tratar de consequências que não vemos tão facilmente como o rosto de um bebê. 

A cultura do prazer sexual irresponsável, sem compromisso com o que causa, da sedução como virtude, propagada para milhões de pessoas, tem outras faces menos atraentes. Uma delas é a face das mães meninas, muitas ainda crianças, vitimas da erotização precoce. Filhos sem pai, criados pelos avós. Outra é a face cheia de escoriações das mulheres estupradas. Marcas que carregarão para o resto de suas vidas. Ou quem sabe a face dos jovens que contraem AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ou ainda a face dos filhos de pais separados pela traição. Da amizade desfeita pelo mesmo motivo. Das crises políticas agravadas pela pouca moral de muitos homens públicos. Dos viciados em sexo que se multiplicam. Das vitimas de agressões e dos assassinatos passionais. Dos inocentes vitimas de pedofilia. 

Quando exaltamos um sexo irresponsável, estamos fomentando tudo isso e muito mais. Estamos construindo um ambiente onde nossos próprios filhos serão vitimas em um futuro muitas vezes bastante breve. A sociedade que enaltece o sexo, na verdade "coisifica" mulheres e crianças que sofrem as suas consequências mais despudoradas. O encontro corporal de dois seres é algo íntimo e assim deve ser. Ele edifica ou corroi a relação humana, representando-a em termos sexuais. Algo que diz respeito a quem o vivencia. Quando é praticado e incentivado sem fundamento que sustente, quando é divulgado como um espetáculo nacional, gera mais problemas do que benefícios. Informação é diferente de banalização. Liberdade é diferente de libertinagem. Nada tenho contra o sexo, repito. Mas tenho tudo a favor do Amor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?