NÃO SEJA UM SURDO FUNCIONAL

Vivemos em um mundo ruidoso e somos uma espécie bastante sonora. Falamos e cantamos. Contamos estórias e expomos nossas opiniões o tempo todo. Mas apesar de possuirmos normalmente uma boca e dois ouvidos, costumamos usar mais a primeira do que os segundos. Perceba que a natureza nos ajuda, pois para usar a boca precisamos fazer algum esforço, mover alguns músculos, forçar a passagem de ar pelas cordas vocais, movimentar a lingua para dar forma as palavras, enquanto que para usar os outros só precisamos usar o cérebro. No primeiro caso, temos um ato voluntário. Você decide falar ou não. No segundo. temos um ato involuntário. Você não pode desligar os ouvidos. 

Mas existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir é simplesmente receber um determinado som, um ruído qualquer, sem que necessariamente isto tenha algum sentido ou consequencia. Já escutar, exige atenção de raciocínio. Seth Horowitz, neurologista auditivo, explica que ouvir é uma " ação passiva, consequência do nosso sistema auditivo, que capta involuntariamente os sons à nossa volta numa reação a estímulos externos que acontece mais rapidamente do que qualquer outro sentido. Já escutar é uma ação ativa, pois requer foco." Então não estou falando bobagem. 

Escutar significa então analisar o que se ouve, ponderar, aprender, acrescentar nas próprias conclusões  novos elementos. Escutar significa por conseguinte, desenvolver. Trata-se de uma conduta inteligente muito adequada para gestores, consultores, políticos, empreendedores privados e públicos. Muitos deles ouvem mas não escutam, e perdem a chance de melhorar. Desperdiçam as contribuições que recebem. Existem também aqueles que fazem de conta que escutam, mas só ouvem. Fazem parte de um grupo de pessoas que na verdade dissimulam, fingem emprestar atenção, parecem até concordar, mas no fundo descartam completamente o conteúdo. 

A habilidade de escutar é um admirável e raro diferencial nos profissionais de todas as áreas, mas sobretudo naqueles que procuram uma alta qualidade em suas ações e em seus resultados. Demonstra inteligência emocional e resiliência. Escutando você consegue perceber motivos e soluções mais facilmente, e deixa de ser um surdo funcional, aquele que ouve mais não escuta. Os surdos funcionais são isolados em seu próprio mundo, escravos da da própria soberba, limitados a uma existência sem boa interação. Verdadeiros profissionais escutam. Aprendizes somente ouvem. O mundo está repleto de boas lições contidas nas palavras ditas. E também, repleto de surdos funcionais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?