POR QUE CONTRATAR UM CONSULTOR ?

Tem muita gente que ainda não convive bem com a atividade de um consultor. Ontem mesmo, reunido com uma gestora, ela explicava sua opinião anterior a respeito do assunto, que ilustra muito bem essa situação. Ela dizia que ao saber que a empresa estava contratando uma consultoria, pensou: Como assim ? Vem gente de fora, que não conhece nada daqui, dizer o que temos de fazer? Mudar as coisas de lugar ? Isso não está certo. Na verdade, instala-se naqueles que estão dentro da empresa, uma sensação de incompetencia, um pensamento culposo de que não fizeram as coisas direito. Coisa do tipo: Se precisa de um consultor, então não fiz meu trabalho direito. Acontece que na grande maioria dos casos, estas idéias estão equivocadas. 

As pessoas que fazem uma empresa, estão imersas num contexto de tarefas e cultura organizacional peculiares de cada uma. Além disto, boa parte dos problemas são sistemicos, isto é, são resultado de processos defeituosos, estrtutura organizacional deficiente, que circulam na empresa e possuem ramificações de causas e efeitos em vários setores, além de serem recorrentes. Essa combinação, muitas vezes impede que o colaborador interno enxergue a solução. E se enxergar, impede que a adote. As empresas não são simples modelos exatos, tanto que jamais me esqueci quando um chefe meu ensinou-me a seguinte lição: Quando você entrar em uma empresa e se deparar com um jabuti em cima de uma árvore, por mais absurdo que possa parecer, não o retire de imediato. Alguém o colocou lá por algum motivo. 

Depois, é preciso ter ciência que os consultores nada podem fazer sozinhos. As coisas só acontecem se o pessoal interno fizer. Sempre digo, que eles conhecem a empresa melhor do que ninguém, e a solução dos problemas está primeiro com eles. Somos apenas catalizadores. De fato, existem muitas vantagens em dispor de um bom consultor. Ele possui independência, isenção e equidistância suficientes para observar e sugerir. Possui experiência no assunto, já viveu a mesma situação mais de uma vez, conhece o que ocorreu em outras empresas, seus erros e acertos. O que para você é o fim do mundo, para ele pode ser o começo. E também possui conhecimento técnico. Estudou, leu, fez cursos específicos naquela área. 

A empresa é como uma viagem. Você pode escolher fazê-la de modo empírico, com base na tentativa de acerto e erro, gastando muito mais tempo e dinheiro para chegar ao destino final, e até correndo o risco de perder-se no caminho, com muitos transtornos. Ou você pode escolher fazê-la de modo planejado e racional, gastando menos tempo e dinheiro, com menos risco e mais retorno, para chegar no mesmo lugar. Se o custo da primeira opção for maior do que contratar um consultor, então está na hora de você procurar um. Faça as contas. 

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