GERIR É LIDAR COM RESTRIÇÕES

Gerir é acima de tudo lidar com a restrição. É ter a habilidade de identificá-la e quantificá-la da maneira correta, e ter o conhecimento para alocar os recursos disponíveis, de forma que o resultado seja o melhor possível. Gerir é superar obstáculos todos os dias. É alcançar objetivos apesar das dificuldades. Administrar não é para todo mundo, apesar de muitos pensarem que é. O amadorismo destrói nossas empresas, nossos governos e o nosso país.
 
Para lidar com as restrições é preciso inicialmente inteligência emocional e auto controle. Não é producente se aborrecer ou se desesperar diante delas.  Mais do que isso, é preciso aceitá-las como parte do jogo. Se não houvesse restrições não seriam necessários administradores.  Tudo seria possível. Seria um mundo irreal pois existem restrições de tempo, dinheiro, pessoas, competências, conhecimento, tecnologia, legislação, mercado, e muitas outras. Administradores são essencialmente seres da realidade.
 
Depois de preparo pessoal, que vem com a experiência, é preciso também algum conhecimento para lidar com as restrições. É preciso ter ferramentas eficientes para essa tarefa, do contrário o gestor não conseguirá avançar como poderia. E estas ferramentas conseguimos estudando, lendo, ouvindo os demais, observando e aprendendo.  Tem gente que usa outro método. Tenta o que vem na cabeça, aquilo que ouviu recentemente numa conversa informal, para ver se dá certo. Quando acerta, ótimo. Quando erra, existem consequências negativas para todos e prejuízos financeiros que precisão ser recuperados. O método do acerto e do erro não me parece ser uma boa escolha.

Onde quer que exista um objetivo a ser alcançado e restrições que impeçam, vai existir um administrador para trabalhar. Esse mercado existe desde os primórdios da humanidade, muito antes dos primeiros cursos de administração aparecerem na face da Terra. Sim, porque administrar está na essência da humanidade, com ela alcançamos vitórias e trouxemos nossa civilização até onde estamos. Agora, precisamos dar mais outro passo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?