APROVEITE O HOME OFFICE

Conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente ...





Não é férias nem feriado. É um período no qual você vai trabalhar em casa, por causa de uma pandemia. E nunca é demais lembrar que a empresa vai remunerar você para isso. Neste tempo, a disciplina e o foco serão seus aliados ainda mais importantes. Fazer aquilo que deve ser feito e concentrar no que é relevante, passou a ser a maior prioridade. Bem vindo ao Home Office. 

Comece estabelecendo em sua mente uma divisão clara entre o final de semana e a semana. No primeiro, você terá horas suficientes para ver filmes e séries, ler aquele livro que espera há algum tempo para ser aberto, estudar aquele assunto que você nunca tem tempo, organizar seus arquivos e objetivos pessoais, xeretar as redes sociais, passear na internet, quem sabe até arrumar a casa, e tirar uma soneca a tarde se desejar. Mas ocupe-se. Não fique no sofá sem tomar banho fazendo companhia para as almofadas. Nem imagine que hibernar fará as coisas acontecerem. Mesmo em casa por causa da quarentena, faça alguma coisa de útil no sábado e no domingo.  Isso lhe fará muito bem. 

Mas quando a semana começar, prepare-se para trabalhar de uma maneira nova e interessante. Se você prestar atenção, muita coisa boa pode ser aprendida e feita nesse momento. Separe um lugar para trabalhar e combine com as outras pessoas da casa. E também reserve um tempo para isso. Não é porque você vai trabalhar em casa que vai dormir até meio dia e disparar emails e mensagens de whatsapp as 11 horas da noite. Procure cumprir o horário que você sempre fazia e já faça desde o primeiro dia. Isso vai ajudar bastante sua mente a manter o ritmo e entender o que está acontecendo. 

Com o Home Office as interações presenciais com as outras pessoas da empresa deixam de existir. E mesmo as interações virtuais vão diminuir, porém também significa que você será muito menos atrapalhado pelos outros. E este é o lado bom dessa história. Sem os atropelos do dia a dia, sem aqueles imprevistos para ontem que ocorrem, você terá condições de voltar a sua atenção para o que realmente importa. De uma maneira geral, estaremos finalmente saindo do Urgente e indo para o Importante. Acredite, não há nada melhor para uma empresa do que esta mudança. 

Descubra aqueles assuntos que ficaram soterrados pelo cotidiano extenuante. Aquela iniciativa que fica adiada porque estão sempre lhe pedindo outras coisas. Aquele norte que sempre é perdido porque os demais atropelam. Aquela tarefa que nunca é concluída porque as reuniões tomam todo o tempo, porque o telefone toca, porque ficam falando alto bem do seu lado enquanto você trabalha. Pois é, está na hora de realiza-los. Aproveite este tempo para avançar nisso. Para fazer o que você não consegue habitualmente. Aproveite para ser melhor e conseguir coisas melhores. 

Mas também não descuide daquela rotina que precisa ser feita para a empresa continuar andando. Daquelas tarefas que mesmo a quilômetros de distância, precisam acontecer para que o negócio continue existindo. Se você já tinha uma agenda no trabalho, mantenha fazendo poucas adaptações. Se você não tinha, monte uma e só comece o Home Office depois que fizer isso. Separe as horas do dia para cada assunto e mãos a obra. 

Considere que a comunicação corporativa vai ficar diferente nestes dias. Muitas coisas que antes se transmitia verbalmente terá de ser feito por escrito. Ou seja, o funcionamento será mais formalizado e também mais racional. Menos impulsivo e mais pensado. Será também mais registrado. Se você olhar com cuidado, isso também é uma mudança boa, porque muitas informações se perdem na informalidade da fala. Escrever requer mais reflexão do que falar. Também mais exatidão e consequência. Tudo isso é bom para qualquer organização. 

O tempo vai passar, o vírus vai ser superado, mais cedo ou mais tarde as coisas vão voltar ao normal. Daí, você vai se deparar com uma grande questão. Você passou por isso e saiu um profissional igual, pior ou melhor ? No final das contas, o Home Office vai acabar revelando um pouco de quem você realmente é e onde pode chegar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?