MUDE OS CONCEITOS SOBRE LIDERANÇA

A Liderança é um dos fenômenos humanos e sociais que mais impactam no desempenho das empresas. Os líderes conseguem elevar uma organização a grandes negócios ou condena-los a fracassos lamentáveis, por isso, é preciso toda atenção com eles pois o que estão fazendo hoje está literalmente definindo o que acontecerá amanhã.
Do mesmo jeito que as empresas estão evoluindo, deixando distante aquele estereótipo típico da revolução industrial, o perfil de Liderança também parece estar se modificando e adaptando-se a um mundo empresarial cada vez dependente dos aspectos intangíveis. No dia que você entender que conduta, coerência, ética, valores e propósito valem mais que dinheiro, marca, crescimento e metas, estará compreendendo o novo conceito do que é uma empresa.
Cada vez mais, fica evidente neste contexto que liderar a si mesmo é mais prioritário do que liderar os outros. Que aquele líder carismático que envolve todo mundo mas que decepciona no aspecto pessoal, vai perdendo lugar para líderes que despertam a admiração pelo caráter e pelo exemplo. Com a continuidade deste processo, o líder apoiador, orientador, que trabalha para que a sua equipe entregue, será muito mais relevante do que aquele líder egocêntrico e rude que almeja ser o centro das atenções e só consegue enxergar o universo corporativo se for pelos próprios olhos. A verdade é que as empresas modernas não combinam com lideranças jurássicas.
Tanto que a Havard Business Review divulgou recententemente sua pesquisa sobre o que fazem de diferente os líderes ditos incríveis no pelo universo corporativo. Eles gerenciam indivíduos e não grupos, pois entendem que cada pessoa é única, com maneiras peculiares de aprender, trabalhar e agir, segundo seus objetivos e interesses. Normalmente está disponível para conversas diretas e francas, promove oportunidades de crescimento e delega tarefas de acordo com a capacidade e necessidades de cada um. É um outro olhar sobre o que é ser um Líder de verdade.
Estes Líderes possuem um propósito grande e impulsionador. Estabelecem objetivos motivadores, mantêm altas expectativas e sempre reafirmam que o time é capaz de alcança-las. Eles atraem pessoas que valorizam trabalhos no qual podem contribuir e fazer a diferença. Também fornecem feedback continuamente, de maneira clara, honesta e construtiva, voltados para a independência e para iniciativa, mas também sabem escutar. Fazem perguntas para envolver todos nas soluções permitindo novas ideias e inovação. Por fim, eles são consistentes. Isso ajuda bastante porque é mais difícil obter engajamento quando as coisas são incertas e mudam constantemente. E também são transparentes, não demorando para reconhecer os próprios erros.
A Liderança é um dos aspectos mais relevantes em um processo empresarial, mas nem sempre recebe a mesma atenção que o volume de capital ou o potencial de mercado quando queremos atingir o sucesso. Muitas vezes nos ocupamos em reduzir o turnover e outras dezenas de aspectos em nosso cotidiano porém esquecemos um ponto principal. As pessoas não deixam as empresas. Elas deixam os líderes que as conduzem.
Comentários
Postar um comentário