UM PASSO ADIANTE NA TRANSPARÊNCIA




A Transparência é muito mais do que uma palavra bonita para se colocar nas declarações estratégicas das organizações. Ela é uma prática indicadora de qualidade gerencial muito necessária para que estas organizações alcancem bons patamares de resultados. Quem tem Transparência tem credibilidade, e quem tem credibilidade tem o cimento para reunir equipes em torno dos objetivos. Ela é um dos fundamentos da boa Governança Corporativa, adequada às instituições que desejam se diferenciar em um ambiente cada vez mais exigente. Ela cai bem em todo tipo de organização privada ou pública, sejam elas cooperativas, associações, fundações, órgãos do executivo, legislativo e judiciário, a até partidos políticos. Falar de Transparência é até fácil. Difícil mesmo é torna-la uma realidade.

A prestação de contas regular, precisa e clara, é um dos elementos fundamentais da Transparência. Prestação de contas do aspecto financeiro e dos atos realizados pela administração, com certeza. Isso pode ser traduzido na prática como apresentação de relatórios que demonstrem de onde vem a para onde vai o dinheiro movimentado pela instituição, e também por quadros que mostrem as ações realizadas em relação às estratégias adotadas.

Você não precisa no entanto informar a Deus e ao mundo estes conteúdos. Existem públicos alvos específicos para serem contemplados tais como sócios, investidores, parceiros, fornecedores, financiadores. Você pode também informar os colaboradores e o público em geral, mas precisa saber que ao disseminar informações você também gera repercussões e deve estar preparado para isso. Mas este é assunto para outra conversa, pois implica em filtragem, mineração e seleção de informações para direcionamento aos públicos específicos. De uma maneira geral, procure direcionar para cada público a sua informação correspondente.

O processo decisório também deve ser alvo de Transparência, e não somente a movimentação financeira ou os atos já realizados pela administração. Por exemplo, a entrada ou a saída de alguém que ocupe uma função na linha de comando, precisa ser esclarecida, anunciada e informada para os envolvidos. O ideal é que isso seja feito antes de ocorrer, dando margem para dúvidas e sugestões, pois muitas correções podem ser feitas coletando estas contribuições. Avisar os fatos de surpresa, denota desrespeito e desconsideração.

Outro foco de Transparência são os critérios que nortearão a decisão, mesmo que isso seja alvo de comentários e críticas. Quem decide tem de estar aberto não somente para as palmas e os tapinhas nas costas. Na verdade, tem de saber melhorar e aprender com as opiniões contrárias.

A Transparência é na verdade um valor organizacional a ser colocado não só em um quadro na parede. Os valores precisam ser vividos, pois do contrário perdem a sua força e acabam gerando o efeito inverso. Precisam ser traduzidos em ações práticas que acabam fazendo mais a instituição do que as suas boas intenções. Pois se for para enfeitar simplesmente, melhor decorar com bolas coloridas a sua árvore de Natal. 

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