ÁGUIA OU GALINHA: QUAL TIPO DE EMPRESA É A SUA ?
Águias e galinhas são aves. Mas quando o assunto é vôo os resultados são bem diferentes. Um águia pode alcançar grandes alturas, chegar a velocidades de mais 200km/h e percorrer vários quilometros. Seu vôo é elegante, silencioso, seguro e certeiro. Quando levanta vôo, uma galinha faz muito estardalhaço. Errante e meio desajeitada, cobre alguns metros para voltar ao chão. Existem empresas que são águias e outras que são galinhas. Qual tipo é a sua ?
Para saber a resposta você precisa escolher alguns indicadores simples. Um vôo a gente mede pela altitude, pela duração, percurso transcorrido, pela velocidade. Para medir uma empresa você pode escolher muitos medidores. Como exemplo, vamos usar aqui o faturamento, ou seja, quanto seu negócio vendeu ao longo do tempo. Se ele decolou, cresceu passou algum tempo alto e depois caiu até chegar ao patamar inicial, fazendo uma curva convexa, então sua empresa fez um vôo de galinha. Esta é uma expressão conhecida no mundo dos negócios para designar desempenhos que não sustentam por muito tempo, e mesmo após passarem algum tempo bem voltam ao estágio original ou até pior. Mas se o faturamento da sua empresa decolou, cresceu e não parou de crescer, podemos estar diante de um vôo de águia.
Para que isso aconteça, é preciso apostar mais no planejamento do que no acaso. E para apostar no planejamento é preciso dedicar tempo para isso, e não somente para a execução. Claro que se você ficar só planejando e não realizar, jamais levantará vôo. Você nem será águia nem galinha, pois ela mesma desajeitada, tenta. Mas se você, só se dedica a executar e nunca planeja, será no máximo um avestruz. Uma ave grande com a cabeça enterrada no chão. Um alvo fácil para as ameaças. Além do planejamento é preciso eficiência no vôo e para conseguir isso, é preciso ter os recursos certos, treino, perseverança, e coragem. Os filhotes de águia não nascem sabendo voar como os seus pais. Mas eles aprendem.
O vôo da águia também dá a ela uma outra perspectiva do ambiente. De cima, ela enxerga, escolhe e ataca os seus alvos com precisão. De baixo, as galinhas não conseguem ter o mesmo ponto de vista. São atrapalhadas pelos arbustos, pelas árvores, pelas pedras, e podem inclusive virar presas de uma águia que está por perto. Estas duas aves não tem muita escolha. Pois elas nasceram para serem o que são e mesmo que queiram mudar de papel, no máximo serão uma galinha suicida pulando de um penhasco ou uma águia medíocre ciscando na terra atrás de uma minhoca. Mas a sua empresa é diferente. Ela será o que você fizer dela. Então, está na hora de escolher a ave certa.
Além das diferenças de voo e comportamento das duas aves, galinha e águia, é a primeira vive no chão, onde todas as outras aves podem chegar, concorrem pelo mesmo alimento e estão sob constante ameças, a segunda vive em picos de montanhas, onde ela reina absoluta e sem ameaças.
ResponderExcluir