COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS REVIEW



Os clássicos são clássicos. Sejam eles um filme, uma musica ou um livro. Produções que transcendem o tempo e projetam suas verdades muito além dos dias do calendário. É o caso do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, lançado nos EUA em Outubro de 1936 e em 1958 no Brasil. De lá para cá, foram mais de 50 milhões de exemplares. Não há dúvida que é um best seller mundial e uma valiosa contribuição para o universo corporativo. Por isso, neste post vamos tratar sobre o que Dale Carnegie tem a nos dizer. Ele praticamente nos dá um resumo útil de muitos ensinamentos confirmados por pesquisas e obras posteriores. Vamos lá.

COMO LIDAR COM PESSOAS

1.       NUNCA CRITIQUE, CONDENE OU RECLAME
Isso mesmo, aquele crítico resmungão que condena todo mundo tende a ser evitado e a receber o mesmo tratamento. Além do mais, estas condutas acabam por gerar nas outras pessoas mecanismos de defesa que dificultam o entendimento.

2.       DEMONSTRE APRECIAÇÃO VERDADEIRA
Valorize mas não bajule. Reconheça mas não minta. Interesse-se pelos outros com sinceridade. Isso sempre funciona quando estamos lidando com gente.

3.       DESPERTE O DESEJO DELAS
A maioria das pessoas estão mais interessadas no que elas querem, do que no que você pensa. Por isso, você precisa ver as coisas do ponto de vista delas e descobrir o que elas querem. Ter o que elas querem é tudo o que interessa. Ao identificar e compreender o que as pessoas querem e desejam, você estará mais próximo delas.

COMO FAZER COM QUE AS PESSOAS GOSTEM DE VOCÊ

1.       DEMONSTRE INTERESSE POR ELAS

Faça isso com atitudes e ações concretas. Da hora do cumprimento até a despedida. Olhe nos olhos e jamais ignore aqueles que julga menos importantes. Você nunca sabe o que o futuro lhe reserva.

2.       SORRIA SEMPRE

A sua expressão demonstra muito sobe você e o sorriso é o melhor semblante para transmitir felicidade, tranquilidade e segurança. Quem sorri, contagia. Quem age como uma pessoa feliz, acaba se tornando uma pessoa feliz.

3.       LEMBRE SEMPRE DOS NOMES
A palavra mais agradável e familiar aos nossos ouvidos, é o nosso nome. Escutamos ele desde que estamos no ventre da nossa mãe.

4.       OUÇA ATIVAMENTE
Ouvir ativamente significa escutar realmente o que os outros falam, prestar atenção e raciocinar sobre o que está ouvindo. Significa interagir e se interessar pelo que o outro está dizendo. Perguntar, dialogar e complementar também faz parte.

5.       FALE SOBRE ASSUNTOS DO INTERESSE DELAS
O caminho para o coração de alguém, é falar sobre coisas com as quais ela se importa. Não precisa dizer mais nada.

6.       FAÇA-AS SENTIREM-SE IMPORTANTES
Quem não gosta de se sentir assim ? Desde que seja algo sincero e legítimo, não há mal em fazer isso com gestos e palavras. Mais uma vez alerto: Use com moderação.

COMO FAZER AS PESSOAS PENSAREM COMO VOCÊ

1.       EVITE ENTRAR EM DISCUSSÕES
A melhor maneira de ganhar uma discussão é não entrando nela. Nove em cada 10 pessoas que entram numa discussão, saem dela ainda mais certos dos seus próprios pontos de vista. Quem acha que perdeu a discussão alimenta ressentimentos. E ninguém se convence contra a própria vontade.

2.       NUNCA USE: “VOCÊ ESTÁ ERRADO”
Se você quer realmente consertar um erro, não foque nele e sim na solução. Ser mais sábio é exatamente fazer isso, do que ficar apontando o erro dos outros. E você não erra nunca ?

3.       ADMITA OS SEUS ERROS
Já que você também erra, que tal admiti-los quando isso acontece ? se errar é humano, você precisa se colocar no mesmo lugar deles.

4.       INICIE DE FORMA AMIGÁVEL
Os primeiros segundos de uma interação humana são muito importantes, por isso sempre comece de maneira amistosa. O autor diz que um pingo de mel pega muito mais moscas do que um litro de fel.

5.       FAÇA AS PESSOAS DIZEREM SIM
Se você fizer as perguntas certas, as respostas dadas pelas pessoas serão mais poderosas do que se você as disser. A melhor forma de convencer é perguntando, e não respondendo como a maioria pensa.

6.       FALE MENOS QUE O OUTRO
Se houver uma competição de quem fala mais, não haverá chance de convencimento. Discordar, interromper, criticar, fazer cara e gesto de reprovação, fazem parte de um arsenal que somente desconstrói um entendimento.

7.       DEIXE A PESSOA SENTIR QUE A IDEIA É DELA
O que você realmente quer ? Mostrar para todo mundo que você é o bom ou quer resolver o problema ? As pessoas confiam mais nas ideias que elas imaginam que são suas.

8.       COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO
A capacidade de empatia é uma das mais diferenciadas qualidades de um ser humano. Ela permite um potencial muito grande de soluções, inclusive o convencimento.

9.       SEJA SOLIDÁRIO
Demonstre solidariedade com o problema do outro, sem parecer superior. Fique no mesmo patamar dele. Isso desarma posições preconcebidas. Mas faça isso de maneira verdadeira.

10.   APELE PARA CAUSAS NOBRES
As pessoas normalmente agem pelo próprios interesses e por aquilo que soa bem. Eleve a discussão para causas nobres para destacar os pontos de confluência. Eleve os valores, os objetivos e as vontades.

11.   APENAS CITAR A VERDADE NÃO BASTA
Dramatize a verdade, conte estórias, torne a verdade vívida e interessante. Use entonação da voz e gestos. Apenas as palavras não bastam.

12.   LANCE UM DESAFIO
As pessoas tem um desejo inato de conquista. Lançar um desafio desperta a vontade de provar o próprio valor.

COMO SE TORNAR UM LÍDER

1.       ELOGIE ANTES DE CRITICAR
Sabe aquela estória de ver primeiros os pontos positivos para depois ver os negativos. È por aí. Elogiando você reduz as defesas para que as pessoas recebam as críticas.

2.       CHAME ATENÇÃO AOS ERROS INDIRETAMENTE
Uma boa técnica para conseguir isso, é nunca usar a “mas” e no seu lugar usar “e”. Experimente e vai ver a diferença.

3.       FALE PRIMEIRO DOS SEUS ERROS
É mais fácil ouvir sobre os nossos erros, quando quem fala diz primeiro os deles. Seja no passado ou no presente, mas os segundo são melhores, pois quem usa muito o passado pode passar a ideia de superioridade.

4.       FAÇA PERGUNTAS. NÃO DÊ ORDENS.
Perguntas estimulam a cooperação. Ordens estimulam a rejeição e a crítica. Mais uma vez: Faça as perguntas certas.

5.       DEIXE QUE OUTRO MANTENHA A PRÓPRIA DIGNIDADE
Não passe por cima de ninguém. Permita uma saída honrosa, mas cuide para não receber uma invertida por causa disso, ou que seja entendido como fraqueza.

6.       INCENTIVE PARA O SUCESSO
Ajude e motive as pessoas a alcançarem o sucesso naquilo que fazem. Ponto.

7.       DÊ UMA REPUTAÇÃO
Fale com as pessoas como se elas já fossem ou tivessem aquilo que você quer. Elas procurarão corresponder a isso.

8.       FAÇA AS FALHAS PARECEREM QUE SÃO FÁCEIS DE SEREM CORRIGIDAS
Simplifique, simplifique e simplifique. Mostre facilidade em vez de dificuldade. Encontre a saída, mostre o caminho e o final.

9.       FAÇA O OUTRO FELIZ POR SEGUIR SUGESTÕES
Reconheça resultados, conceda títulos e autoridade para quem converge com as suas posições.


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