VENDA O ESTOQUE ANTES DE VENDER A EMPRESA





Quando a empresa está no meio da crise financeira, seus gestores ficam hipersensíveis aos gastos. Isso significa que comumente eles passam a olhar os pagamentos com muita atenção e receio, passando a tomar decisões somente com base nisso, o que é um erro perigoso. No cerne da tensão, alguns proprietários de pequenas, médias e até grandes empresas chegam a pensar em vender o negócio, na tentativa de livrar-se daquilo que tanto lhe angustia. Compreensível. Quando se está com uma batata quente nas mãos, é natural que se queira joga-la para longe. 

Mas além do fato que vender negócios não se efetiva de um dia para o outro, antes de partir para esta alternativa é necessário verificar alguns pontos na empresa que podem sinalizar outras possibilidades. Uma delas são os estoques. Eles foram gerados pelas compras efetuadas no passado recente ou remoto, e estas significam em termos financeiros um investimento. E como tal, espera-se retorno. A qualidade das compras durante uma crise financeira empresarial é fator prioritário de sucesso, e quando me refiro a isso, estou falando de comprar o item que gira mais rápido na quantidade adequada ao caixa da empresa. 

Se a empresa tem estoques consideráveis de mercadorias ou produtos acabados, a coisa mais sensata a fazer é procurar vende-los antes de vender a própria empresa. Inclusive é mais fácil. Logicamente, isso implica em mudança de paradigmas e práticas comerciais, mas entenda que trata-se de uma situação circunstancial que será ajustada mais na frente.  Um destes pontos é o preço de venda. Muitas empresas não querem mudar suas tabelas, ora alegando que a concorrência faz outra coisa ora alegando que sempre fez assim. As duas justificativas caem por terra diante de um mercado cada vez mais sensível a preço, da certeza que uma empresa nunca é igual a outra, que o presente nunca é igual ao passado, e de que em tempos de crise se você continuar fazendo o que sempre fez, tem boas chances de nunca sair dela. 

A não ser que você goste de sofrer, a melhor conduta é usar o que existe em casa, itens que você já pagou por eles inclusive, e transformar o seu estoque em dinheiro no caixa para a empresa respirar. Por mais incongruente que possa parecer, existem empresas cujos estoques estrangulam a disponibilidade financeira do negócio. Como também são sufocadas por uma premissa equivocada acerca do mercado. A de que tem produto que vende e produto que não vende. Deixe-me dizer uma coisa. Não é o produto que conta. É o preço. Quando ele é atrativo, até a necessidade é subvertida pela oportunidade. O preço é capaz de elevar o velocidade de vendas e o volume de faturamento. 

Existe uma máxima popular que diz existir sempre um chinelo velho para um pé cansado. Pois bem, quando o assunto é vender o estoque, sempre existe um cliente para o produto que está na prateleira. Encontre-o. O seu trabalho é unir os dois. Ou você imagina que é possível tirar o carro do atoleiro sem fazer esforço ? 

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