VENDA O ESTOQUE ANTES DE VENDER A EMPRESA
Quando a empresa está no
meio da crise financeira, seus gestores ficam hipersensíveis aos gastos. Isso
significa que comumente eles passam a olhar os pagamentos com muita atenção e
receio, passando a tomar decisões somente com base nisso, o que é um erro perigoso.
No cerne da tensão, alguns proprietários de pequenas, médias e até grandes
empresas chegam a pensar em vender o negócio, na tentativa de livrar-se daquilo
que tanto lhe angustia. Compreensível. Quando se está com uma batata quente nas
mãos, é natural que se queira joga-la para longe.
Mas
além do fato que vender negócios não se efetiva de um dia para o outro, antes
de partir para esta alternativa é necessário verificar alguns pontos na empresa
que podem sinalizar outras possibilidades. Uma delas são os estoques. Eles
foram gerados pelas compras efetuadas no passado recente ou remoto, e estas
significam em termos financeiros um investimento. E como tal, espera-se
retorno. A qualidade das compras durante uma crise financeira empresarial é
fator prioritário de sucesso, e quando me refiro a isso, estou falando de
comprar o item que gira mais rápido na quantidade adequada ao caixa da
empresa.
Se
a empresa tem estoques consideráveis de mercadorias ou produtos acabados, a
coisa mais sensata a fazer é procurar vende-los antes de vender a própria
empresa. Inclusive é mais fácil. Logicamente, isso implica em mudança de
paradigmas e práticas comerciais, mas entenda que trata-se de uma situação
circunstancial que será ajustada mais na frente. Um destes pontos é o
preço de venda. Muitas empresas não querem mudar suas tabelas, ora alegando que
a concorrência faz outra coisa ora alegando que sempre fez assim. As duas
justificativas caem por terra diante de um mercado cada vez mais sensível a
preço, da certeza que uma empresa nunca é igual a outra, que o presente nunca é
igual ao passado, e de que em tempos de crise se você continuar fazendo o que
sempre fez, tem boas chances de nunca sair dela.
A
não ser que você goste de sofrer, a melhor conduta é usar o que existe em casa,
itens que você já pagou por eles inclusive, e transformar o seu estoque em
dinheiro no caixa para a empresa respirar. Por mais incongruente que possa
parecer, existem empresas cujos estoques estrangulam a disponibilidade
financeira do negócio. Como também são sufocadas por uma premissa equivocada
acerca do mercado. A de que tem produto que vende e produto que não vende.
Deixe-me dizer uma coisa. Não é o produto que conta. É o preço. Quando ele é
atrativo, até a necessidade é subvertida pela oportunidade. O preço é capaz de
elevar o velocidade de vendas e o volume de faturamento.
Existe
uma máxima popular que diz existir sempre um chinelo velho para um pé cansado.
Pois bem, quando o assunto é vender o estoque, sempre existe um cliente para o
produto que está na prateleira. Encontre-o. O seu trabalho é unir os dois. Ou
você imagina que é possível tirar o carro do atoleiro sem fazer esforço ?
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