NEGÓCIOS DIFERENTES, ESTRATÉGIAS DIFERENTES

Nem sempre fazer o que os outros fazem é a melhor maneira de obter sucesso. Esta estória de efeito manada tem seus prós e contras. Tudo bem, no bando você está mais seguro, e isto é o principal benefício. A sensação de reduzir o risco a um custo baixo, é sem dúvida o grande motivador desta conduta. Entretanto, uma manada de Guinus pode escolher atravessar o rio em um local infestado de crocodilos e você pode ser uma das vitimas. Cada negócio tem a sua estratégia de sustentabilidade, e além do mercado onde está inserido, esta estratégia depende também de onde ele se situa no seu ciclo de vida. 

Isso mesmo, toda empresa tem um ciclo de vida, composto de nascimento, crescimento, maturidade e declínio. Nestas fases, as vendas, o lucro, o capital de giro, o retorno sobre o capital, são diferentes. Por isso, usar em um negócio que está começando a mesma estratégia de outro que está estabelecido, pode ser um grande erro. Uma coisa é uma estratégia de entrada, a outra é uma estratégia de posicionamento, a outra é uma estratégia de recuperação. Uma estratégia é um conjunto de ações para alcançar determinado objetivo. Se as fases são diferentes, se os mercados são diferentes, mesmo se os negócios forem iguais, os objetivos e estratégias devem ser diferentes. 

Um bom exemplo podemos ver numa rede de franquias. Nela, os negócios são iguais em mercados que reagem diferentes às mesmas ações, cada um deles em uma fase diferente do seu ciclo de vida. Um estabelecimento que começa tem a sua necessidade de entrar no mercado, de fazer vendas maiores para formar capital circulante, e certamente terá uma necessidade maior de girar estoques, mesmo que isso signifique abrir mão da margem. Já um estabelecimento que está na maturidade, com o faturamento estabilizado, com o posicionamento definido, tem uma necessidade menor disto tudo. Também é um bom exemplo desta inadequação, aplicar soluçōes desenvolvidas em negócios em fases diferentes e mercados diferentes, e também em tempos diferentes, esperando que isso gere os mesmos resultados em outros. A estratégia para ser boa, precisa ser customizada. Precisa ser adaptada ao momento que o negócio vive, e ao local onde ele está, pois as pessoas e circunstâncias são peculiares. 

Como fazer isso sem perder o controle ? Sem ferir o padrão ? Esta é uma grande e importante preocupação, afinal sem eles um grupo empresarial vai pelo ralo. No entanto, é possível construir mecanismos para padronizar e controlar estratégias diferentes. Basta identificá-las, estruturá-las e ter uma gestão que funcione para isso. Uma gestão que gerencie a diferenciação, e não tão somente a planificação. O balanceamento destes dois extremos é o segredo do sucesso de uma grande rede de negócios. E sucesso, é o que todo mundo quer, não é mesmo ?  Na manada somos mais fortes que sozinhos. Na diferenciação, somos mais bem sucedidos. 

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