CRISE NADA MAIS É DO QUE DIFERENCIAÇÃO

Sim, atualmente no Brasil estamos imersos em duas grandes crises superpostas. A crise econômica e a crise política. Sim, muitas empresas estão em crise. Crise financeira, crise de talentos, crise de processos, entre muitas outras. Sim, as famílias estão em crise de valores, de autoridade, de finanças pessoais e de educação. Sim, a sociedade humana também está em crise. Crise de intolerância, de ignorância, de governo e muitas outras. O ser humano está em crise. Dependência, depressão e Estresse.
 
Antes de se desesperar e imaginar que o mundo está no fim, saiba que sempre, sempre mesmo, a história humana e a natureza viveram crises. Elas fazem parte do processo evolutivo e são cíclicas. Não há nada de anormal elas existirem e a nossa aversão, vem do falso conceito de que as coisas são como uma fotografia de paisagem, estática e bela. Intimamente, fomos programados culturalmente para buscar e pensar que tudo na vida deve ser como esta fotografia. Mas a verdade é que não é. Todo o universo está em constante movimento, e absolutamente nada, se comporta desta forma que imaginamos.
 
As crises são um conjunto de adversidades que exigem reações. Despertam em nós a sensação de estar diante do desconhecido. Aumenta o risco pelo grau de incerteza dos eventos futuros. E nós simplesmente adoramos ter certezas. Isso nos deixa mais tranquilos. As crises exigem que outros padrões sejam adotados, outras práticas, outras condutas e outros conhecimentos. Em estágios de normalidade, tudo isso pode fazer sentido e obter bons resultados. Na crise, eles são obsoletos. Mas lembre-se, a normalidade é aparente, pois as sementes da próxima crise sempre estão nos tempos e locais que você imagina estarem longe dela.
 
A crise na verdade é diferenciação. Nela ficam distintas as verdadeiras essências das coisas. Os patamares de desempenho são mais ou menos próximos, em épocas sem crise. Eles tendem a se aproximar exatamente pela conjuntura de perenidade. Na crise, os patamares de desempenho tendem a se distanciar, uns para cima e outros para baixo, gerando a diferenciação. A crise prepara a mudança. Nada mais que isso. Portanto, perca o medo dela. As vezes pode ser exatamente o que você está precisando.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?