2015 NÃO AGUENTA AVENTURA

A frase do título não é minha. Ela foi proferida recentemente por uma pessoa com informações acima da média sobre a situação em que o Brasil se encontra. Alguém que conhece o meio político e o meio empresarial, que trata com expoentes locais e nacionais destes dois ambientes, e que possui uma grande experiência de gestão tanto na área pública como privada. 

De um integrante da industria automobilistica ele ouviu que a retração nas vendas pode levar ao fechamento de até 40% das concessionárias de veículos em todo país. O número é muito alto. Os outros segmentos econômicos também apresentam números que merecem a nossa atenção. Mas vem da esfera politica, o cenário mais preocupante. Um cenário que aponta para uma presidente enfraquecida, uma gestora incompetente e uma absoluta desordem nas contas públicas. Ele afirmou que em seus anos de vida, não lembra de uma conjuntura tão ruim. 

Para as empresas, a recomendação é de bastante cautela. Cair na tentação de seguir o mesmo caminho do governo, será um erro enorme, que muitas vezes não terá como ser reparado. Fazer caixa foi a recomendação principal. Recursos para serem usados numa eventual mas provável exiguidade de receitas. Cortar gastos foi uma outra recomendação. Toda atenção para este ponto a fim de não perder o controle. Tornar a empresa enxuta e a operação eficiente sem dúvida deve ser um objetivo contínuo, mas para ele, esta preocupação deve ser redobrada nestes tempos em que estamos. 

A melhor coisa que poderia acontecer em 2015 seria fechar os olhos e acordar em 2016. Esta é a sua percepção para este exercício social. E eu como sempre partilho conhecimento com vocês, estou partilhando o conteúdo desta reunião que tivemos em um cliente. Espero que seja útil e que sirva para que você perceba que não estamos diante de estórias inventadas pela imprensa. Estamos diante de uma crise real. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?