RESILIÊNCIA TEM LIMITE

 
 
Resiliência está na moda hoje em dia. Na Física, é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de suportar uma força que lhe cause tensão. No mundo corporativo, resiliência tem a ver com a capacidade de suportar situações desfavoráveis, de estresse, de restrições e pressão, mantendo o controle emocional e o bom senso. Seria a habilidade de lidar com pedras no sapato ou cordas no pescoço sem desespero, conseguindo contornar ou superar a adversidade, de tomar boas decisões em situações complexas e contrárias. No cotidiano de hoje, repleto de problemas e conjunturas difíceis, ter resiliência é um dom bastante necessário e apreciado.

Por outro lado, tudo na vida tem limite. E assim como tudo na vida, resiliência também tem. Resiliência ilimitada pode ser confundida facilmente com fraqueza, principalmente se a circunstância negativa for produzida por alguém que se beneficie com isso. Estas pessoas se aproveitam da resiliência alheia para ter ganhos pessoais e esta situação é muito comum nas empresas e no ambiente de negócios. Não permita que isso aconteça. Não permita que lhe explorem ou aproveitem sua capacidade de suportar situações difíceis. Isso seria falta de amor próprio, baixa auto estima e em última análise uma injustiça.  Você deve ter resiliência, mas com limite.

Estabelecer este limite não é fácil mas é possível. Para mim, ele se dá quando a situação começa a prejudicar-me. Para você pode ser outro referencial, mas é importante que o limite exista para não haver abusos. Nesse momento, é hora de mudar sem causar traumas ou gerar ofensas. É hora de seguir adiante, mesmo que sozinho, pois parcerias são feitas para serem equilibradas e não para somente uma parte arcar com os maior peso. Ser resiliente com aquilo que lhe prejudica não é virtude, é indolência. Por isso, reaja. Procure as suas melhoras, aprenda com os erros sem culpar ninguém e continue. Ser resiliente não significa se deixar ser atrasado pelos outros, pelos fatos ou pelos azares da vida, mas é sobretudo embasar-se em dois fundamentos que começam com S: Suportar e superar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?