COM EQUIPES VOCÊ VENCE O TEMPO




Não tem jeito. Você só tem 24 horas por dia para viver. Para trabalhar tem no máximo 14 ou 16 horas. Acontece que o mercado está cada vez mais rápido, exigindo respostas cada vez mais rápidas e qualidade cada vez maior. O mundo acelera cada vez mais e as demandas nas empresas também. Sozinho você acabará enterrado sob uma montanha de pendências. Há muita coisa por fazer e o tempo é curto para toda esta avalanche. Mais que isso, você nem sempre pode escolher as suas prioridades para poder se organizar.  Dessa forma, você está tomando o caminho mais curto para o fracasso ou até para o infarto.

Existe sim uma maneira para vencer o tempo, que atua como uma restrição insuperável quando o assunto é trabalho. No mesmo espaço de tempo, na mesma hora, no mesmo dia, você pode fazer mais coisas e multiplicar resultados. A equipe é a solução. Com ela, você pode realizar muito mais do que faria sozinho. Com ela, as metas são possíveis, as tarefas podem ser executadas, as missões podem ser cumpridas, e o sucesso pode ser alcançado. 

Acontece que equipes não nascem por acaso. Elas não são compradas em prateleiras nem são remetidas pelo correio, vindas de sites da internet. As equipes são construídas. São edificadas a partir de uma liderança e de alguns elementos fundamentais. Então podem gerar os frutos desejados. Por outro lado, as equipes podem ser destruídas ou desconstruídas. Então, em outras palavras, você pode produzir seu próprio céu ou seu próprio inferno. Simples. 

Para desenvolver equipes você precisa de autonomia para escolher o time, precisa de oportunidades para prepará-los, precisa de ferramentas de motivação, de organização para que os papeis sejam bem definidos, de recompensas pelas vitórias, precisa de coerência, justiça e retidão. Precisa que os alvos sejam bem definidos e que exista infraestrutura material adequada para alcançá-los. Para destruir equipes, por outro lado, basta ficar mudando a toda hora os alvos, papeis e as tarefas, sem que sejam alcançados, aprendidos ou concluídos, basta enfraquecer seus líderes ou chefes retirando-lhes a possibilidade de agir sozinhos, centralizando todas as decisões em você e todos os méritos. Fácil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?