É PRECISO ORGANIZAR A RETIRADA DE LUCROS



Para muitos empresários, as suas empresas funcionam como uma espécie de banco com saldo infinito de onde eles retiram o dinheiro que precisam, no volume e na hora que desejam. Para eles isso é a coisa mais normal do mundo, afinal a empresa é deles, somente deles, e por isso eles fazem o que querem.

Esta forma de agir e pensar é um grande engano, podendo ser fatalmente danoso para a continuidade da empresa. A retirada de lucros é um desembolso como qualquer outro e precisa ser previsto para nāo causar necessidade de capital de giro. Além disso, estas retiradas devem encontrar respaldo no balanço. Eles precisam existir, nāo é uma coisa que funcione conforme a necessidade do dono, mas em funçāo da possibilidade da empresa.

A melhor coisa a fazer nesse assunto, é organizar estas retiradas com valores e datas definidas para que entrem na programação de pagamentos regular da empresa e não causem estragos na liquidez. Isso evitam também outros problemas, como por exemplo, o desequilíbrio entre as cotas dos demais sócios e os valores retirados.

As empresas são organismos sociais que possuem obrigações financeiras, legais, fiscais, entre muitas outras. Mesmo sendo proprietário da maioria do seu capital, o empresário deve compreender que não pode fazer o que quer com ela. Talvez devam reler a fábula da Galinha dos Ovos de Ouro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?