EXPERIÊNCIA NĀO É TUDO




Quando uma empresa precisa contratar um executivo, ela segue um protocolo mais ou menos definido: Procura alguém com experiência, como se isso fosse o suficiente para garantir bons resultados. Na verdade não é. A experiência ajuda mas é um carro com os faróis virados para trás. Você só tem experiência sobre o que já passou, e não sobre o que virá. A nova empresa repetirá os mesmos padrões e circunstâncias que as anteriores ? Muito provavelmente não. A experiência é muito válida mas não é tudo.

Melhor seria identificar como o executivo decide e se comporta em situações similares ou idênticas as que ele vai encontrar pela frente. Tudo bem, ele vai usar a experiência nesse processo, mas ela será a associada aos conceitos e ferramentas que obteve na sua formação além da sua criatividade, tão importante para a inovação buscada hoje em dia, além da percepção do mundo que está a sua volta. Os faróis iluminam o que está a nossa frente. 

O papel fundamental de um gestor é decidir. Então melhor será perceber como isso se dará na prática. Tanto as vitórias como as derrotas são importantes neste processo, pois importa mais como ele lida com elas do que os próprios fatos em si. O passado não é garantia para o futuro. Definitivamente. Mas as condutas, a formação, os valores e as decisões do executivo podem aumentar a probabilidade que ele seja melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?