A PONTA DO ICEBERG




O naufrágio do luxuoso Titanic está completando 100 anos neste 15 de Abril. Com ele, pereceram cerca de 1500 pessoas e foi para o fundo do gelado atlântico norte os 7,5 milhões de dólares investidos no navio. Todos nós sabemos que ignorando avisos, ele bateu em um iceberg que danificou o seu casco abaixo da linha da água. Podemos ver somente 10% da massa de um iceberg que guarda os outros 90% submersos no oceano. Assim mesmo é o preço de venda de uma empresa.

Ele demonstra apenas uma pequena parte das finanças empresariais. Porém se for negligenciado, pode trazer sérias consequências, levando inclusive a naufrágios similares ao deste conhecido barco. O preço de venda deve remunerar toda a operação existente, incluindo custos e despesas, sejam elas fixas ou variáveis, além do lucro. O preço de venda tem uma relação proporcional à quantidade de vendas, e compõe as receitas de um negócio, que por sua vez são fundamento para o resultado positivo. O preço de venda é apenas a ponta de toda vida financeira da empresa, repleta de operações, procedimentos, estratégias e resultados.

Empresas cujos preços estão abaixo do satisfatório, não remuneram sua estrutura adequadamente e, obrigadas a direcionar os recursos financeiros para o capital circulante, acabam por sucatear seus ativos. A saída quase sempre é o endividamento ou inviabilização. O fator complicador é que o preço de venda quase sempre é definido pelo mercado através da comparação do comprador, e quase nunca as empresas são tão parecidas como os seus preços. Se não houver o cuidado de olhar para dentro, identificando qual é o preço mínimo que pode ser praticado, a prática de somente acompanhar os preços praticados pode acabar em desastre. 

O cálculo do preço de venda ideal possui metodologias que são facilmente conhecidas.  Normalmente não são muito complexos. O importante é também saber que a identificação deve ser seguida de uma série de providencias para monitoração e ajustes, afim de que se tenha uma verdadeira gestão do preço de venda, com planejamento e controle. Do contrário, é deixar-se levar pela corrente do oceano que bem pode levar ao encontro de um enorme e traiçoeiro bloco de gelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?