OS NÚMEROS FALAM



Os números de uma empresa falam. Existem pessoas que não entendem, existem outros que concentram-se mais na sua exatidão ou consistência, mas o fato é que os números são códigos importantes e a habilidade de interpretar o seu significado não se encontra em muitos executivos. Um simples extrato bancário ou a movimentação do caixa pode nos trazer grandes informações sobre as práticas existentes na organização, relacionadas a controles, prioridades de gastos e liquidez, por exemplo. O fluxo de caixa pode nos contar praticamente sobre a saúde da empresa, numa espécie de eletrocardiograma financeiro informando a movimentação vital do negócio. Já os controles de estoques, podem nos dizer onde são gastos os investimentos em materiais que a empresa realiza, um DRE nos mostra a eficiência nas suas operações, e um índice de turn over fala um pouco sobre o que pode estar existindo quando o assunto é pessoas. São muitas possibilidades.

A forma como a empresa lida com os números, a importância que confere a eles, a maneira como constroi as informações que apoiam as decisões, ou mesmo se fazem isso ou não, dizem muito sobre ela e sobre o seu futuro. Negligenciar os números e agir exclusivamente pela intuição ou pela emoção do momento, sem dúvida é uma conduta bastante arriscada. Normalmente, as empresas que tratam os seus números com mais cuidado e relevância, possuem maior sustentabildade economica e mercadológica. Em outras palavras, vão mais longe e assumem estratégias mais acertadas. Os números são valiosos referenciais de avaliação ao longo do tempo, e por isso servem de faróis que guiam a empresa no seu navegar.

A relação com os números também indica o grau de maturidade empresarial da organização. Quanto mais nova e imatura, a empresa tende a estar mais distante deles. E à medida que evoluem e amadurecem, tendem a tratá-los com mais atenção. Pelo menos, isso é o que deveria acontecer. Porém, nada impede que uma micro-empresa tenha números melhores em contéudo e validade, do que uma multinacional. E exatamente este fundamento, será um dos fatores que vai definir se o pequeno empreendimento, um dia se tornará tão grande como o sonho daquele que o empreendeu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?