FUNDAMENTOS DO TRABALHO


Todas as vezes que tenho oportunidade, defendo que o trabalho é um relacionamento, e como todo relacionamento, é baseado em confiança. Confiar é como ter um fio de ligação que não pode ser partido. Mais que isso, é como fiar cuidadosamente um tecido ao longo do tempo. Para mim, além de confiança, o trabalho fundamenta-se numa matriz composta por conduta e desempenho.

A conduta pessoal é o alicerce de um profissional. Ela está formada pela personalidade natural   e pelo caráter formado ao longo da vida pelo aprendizado de valores. Da interação com o meio, resultam os comportamentos que reiterados, geram as condutas. Problemas de conduta normalmente são  difíceis para resolver na esfera das organizações pois elas não dispõem de meios adequados para tal. Estas questões parecem insignificantes mas costumam produzir grandes transtornos, atrapalhando os assuntos objetivos do cotidiano empresarial. As condutas pessoais no trabalho são de difícil ajuste. 

Já o desempenho, pode ser aprimorado com treino, informação e principalmente com a dedicação. O desempenho é uma variável com maior facilidade de gerenciamento, por incrível que pareça, pois existem mecanismos mais claros e concretos para isso. Embasado na conduta, o desempenho produz os resultados no trabalho. 

O ideal é que as pessoas possuam conduta e desempenho, mas nem sempre isso ocorre, afinal o mundo não é perfeito. Elas situam-se num quadrante menor da matriz. Aqueles que possuem boa conduta mas um fraco desempenho podem ser aperfeiçoados, e aqueles que possuem bom desempenho mas uma conduta ruim, acabam por gerar mais problemas que os resultados. Os que estão no quadrante onde conduta e desempenho são baixos... Bem, é melhor pensar em substituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?