VALORIZE OS PONTOS FORTES

 
Ao longo da nossa educação, somos encorajados a identificar e corrigir as nossas fraquezas. Há nisso uma certa força, porém aos olhos de Marcus Buckingham e Donald Clifton este conselho é equivocado. Na verdade, tanto na escola como nas empresas, deveríamos ser encorajados para utilizar e aprimorar os nossos pontos fortes. Isso porque ao trabalhar em nossos pontos fracos, com esforço o que conseguiremos é um desempenho mediano. Porém, ao trabalhar em nossos pontos fortes podemos obter desempenhos realmente extraordinários. 

Você identifica um ponto forte quando percebe um desempenho estável e quase perfeito em uma atividade. Mas a realização deve ser consistente, gerar satisfação  e bom êxito. Os pontos fortes estão relacionados com os talentos de cada pessoa e podem ser aprimorados com conhecimento e técnicas. Aqueles que são bem sucedidos no que fazem, estão longe de serem perfeitos, apenas usam de maneira produtiva os pontos fortes que possuem.

O Instituto Gallup pesquisou mais de 1 milhão e 700 mil pessoas, em 101 empresas de 63 países para saber se elas usam seus pontos fortes diariamente, e somente 20% respondeu que sim. O ganho de produtividade se esse número dobrasse para 40% ou triplicasse para 60% seria fenomenal, imaginam os autores. Não por acaso, o mega investidor Warren Buffett certa vez disse para estudantes da Universidade de Nebraska: “ Eu posso ter mais dinheiro que vocês mas não é o dinheiro que faz a diferença. (...) Se há alguma diferença entre mim e vocês, pode ser simplesmente que eu levanto todo dia e tenho chance de fazer o que adoro fazer. Todo dia. “

Baseado no livro Descubra Seus Pontos Fortes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?