A TRÍADE DO TEMPO



Uma boa abordagem para lidar com o tempo, pode ser encontrada no livro a Tríade do Tempo de Christian Barbosa. Por ela, você percebe que administração de tempo é na verdade administração da vida e que antes de mais, nada é preciso ter atitudes realizados, as quais ele aponta: Sonhar, Escolher e Agir. O conhecimento é definido como a soma da experiência com o discernimento, o que nós bem poderíamos chamar de sabedoria. Seria a capacidade de transformar dados em informações, necessidades em ações. 

Nesta tríade, o tempo encontra-se dividido em três esferas que não se cruzam. E nestas esferas estão as atividades de acordo com a sua natureza: 

IMPORTANTE: Atividades que realizam seus objetivos, possuem prazos, trazem resultados a curto, médio e longo prazos.

URGENTE:  Atividades que têm de ser feitas imediatamente se não geram problemas. Normalmente não possuem prazos.

CIRCUNSTANCIAL:  São atividades em função de uma situação, ambiente, outra pessoa, bem como, perda de tempo ou ações sem resultados.

Quem gasta a maior parte do seu tempo com a esfera urgente, seguida da circunstancial, encontra-se na “tríade do super-homem” na qual vive apagando incêndios, resolvendo problemas, com alto stress e fadiga. Já quem gasta a maior parte do tempo na esfera circunstancial, seguida da urgente, está na “tríade do Hommer Simpson”, pois só vive o momento e é escravo das circunstâncias. Quando a urgente e a circunstancial se igualam, está na “tríade do equilibrista” onde absorve tudo e vive sempre na correria sem planejamento.

Pesquisas apontam que os brasileiros gastam apenas 30% na esfera importante. As mulheres vivem na tríade do super-homem e os homens na tríade do equilibrista. A tríade ideal é aquela em que gasta-se 70% do tempo na esfera importante, 20% na urgente e 10% na circunstancial. 

Para reduzir a esfera de urgências você deve descobrir porque é urgente e o que poderia fazer para prevenir. Planejar é outra ação importante pois o que você planeja hoje evita a urgência de amanhã. Faça previsões das coisas que podem se tornar urgentes e aja imediatamente, não   deixando que a situação se torne uma pendência. Para reduzir a esfera circunstancial, aprenda a dizer não, seja sincero,  não aceite chantagens, seja simpático e firme, não tenha medo e assuma o comando da sua vida. 

Por fim, use uma ferramenta para gerenciar o tempo e “descarregue” tudo nela. Pratique Planejamento e não “fazejamento”. Antecipe-se aos problemas, priorize sempre e distribua seu tempo com equilíbrio para todos os aspectos de sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?