DOIS CAMINHOS PARA A LUCRATIVIDADE


 O aumento da lucratividade das empresas relaciona-se diretamente com o aumento de receitas e com a redução de custos e despesas. As receitas por sua vez estão relacionadas com as vendas e são afetadas pelo preço e pela quantidade. Maiores ou menores volumes de venda, estão relacionados proximamente com o mercado e questões como clientes, concorrentes, renda pessoal, macroeconomia, alternativas de consumo e investimento, tendências, entre muitos outros pontos do ambiente externo. O gerenciamento desse componente está mais para identificação e aproveitamento de oportunidades do que para controle, salvo deficiências tributárias, no crédito, cobrança e recebimento. Na verdade, o lucro é a parte que sobra das receitas, após a dedução dos custos e despesas. Logo, a receita é que gera o lucro.
Aumentos na receita incrementam mais o lucro do que reduções nos custos e despesas. Estes  encontram-se relacionados com a gestão do negócio e sujeitam-se a mais ao controle do que as receitas brutas. As questões relacionadas a eles são de natureza interna e tem haver com processos, qualidade e pessoas. Neste universo, residem todas as iniciativas de otimizar o funcionamento do negócio, o emprego de novas tecnologias e conhecimentos, a mudança organizacional.  Logo, tem haver classicamente com a administração interna. A combição de aumento de receitas com redução de custos e despesas, potencializa o aumento da lucratividade, porém quase sempre são acompanhadas de investimentos. A monitoração da equação básica do lucro das empresas, é tarefa fundamental do executivo de finanças, e nisso reside uma das suas maiores responsabilidades, além de cuidar dos assuntos relacionados com capital de giro.

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