A TRAVA DOS PRIVILÉGIOS



Um privilégio é uma vantagem que se concede a alguém em detrimento de outrem. O processo de desenvovlimento das empresas sempre esbarra neles. Antes das mudanças, as pessoas estão no seu status quo, nas suas zonas de conforto. E nelas, conseguiram seus privilégios. Eles podem ser financeiros, de conveniência, de poder, entre vários outros tipos, mas sempre existem. Quanto mais estreita for a visão que elas possuem de si e do papel que possuem no desenvolvimento corporativo, mais apegadas serão aos privilégios que possuem. Pessoas com privilégios travam as mudanças nas empresas e na maioria das vezes são as maiores barreiras a serem superadas. Se os privilégios vencerem a empresa perde. Se eles forem derrotados a empresa vencerá. 

Nesta batalha alguns princípios são fundamnetais. Um dos mais importantes é negociar e adotar critérios de trabalho, normas, procedimentos, políticas, enfim, que sejam aplicados a todos indistintamente de acordo com seu nível na organização. Justiça boa começa de casa e deve ser para todos. É preciso mobilizar vários defensores destes princípios para não tornar-se um Dom Quixote. Depois é preciso deixar bem claro os propósitos da empresa, o que se espera das pessoas, etc.  Além disso, mecanismos de reforço nas ações de RH são essenciais.

Mesmo assim, nunca é demais lembrar que existem alguns que não se desapegam. Muitas vezes lutam insanamente para manter seus privilégios. E quando esta conduta danifica o processo de mudança global a ponto de comprometer o seu sucesso, é o momento de se avaliar ações como transferência ou até desligamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?